“Escolas de verão França Excelência” é um programa de escolas de iniciação à pesquisa dirigida a um público de estudantes brasileiros. O programa permite acolher estudantes brasileiros, matriculados em mestrado ou primeiro ano de doutorado numa universidade brasileira, para um mês de estudo focalizado numa universidade francesa.

Esses estudantes seguirão um programa composto principalmente de cursos de nível mestrado 2, ministrados em inglês, centrados numa temática específica, e oferecidos por professores-pesquisadores vindos de diferentes universidades.

As escolas de verão incluem trabalho prático supervisionados, módulos de iniciação para pesquisa com doutorandos e pesquisadores, cursos de francês e uma introdução à cultura francesa.

Na primeira edição “Escolas de verão França Excelência” lançada no Brasil em 2018, foram selecionados 14 estudantes brasileiros. O retorno feito pelos estudantes após a participação das escolas foi extremamente positivos e 12 deles desejam realizar um doutorado na França.

Diante dos resultados animadores da primeira edição das “Escolas de Verão França Excelência”, a Embaixada da França no Brasil deseja lançar um novo edital em 2019!

O Edital será lançado no dia 11 de março 2019 através do site da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Francês no Brasil e será encerrado na metade de abril. As “Escolas de Verão França Excelência” começarão a partir do final do mês de junho, sendo que a maioria delas começará em julho. O preço das escolas varia entre 3000 euros e 4000 euros. O preço geralmente inclui:

• Cursos científicos;
• Sessões de iniciação à pesquisa em um formato adaptado à disciplina estudada;
• Aulas de francês (língua estrangeira);
• Atividades culturais escolhidas;
• Se a escola é desenvolvida em lugares diferentes, a prestação inclui custos de transporte entre os dois locais;
• Transporte local (incluindo trajetos para visitas culturais);
• Alojamento em locais adaptados, perto do prédio dos cursos;
• Refeições.

Notem que podem ter ligeiras exceções dependendo da universidade.

Um sistema de financiamento atribuído pela Embaixada da França no Brasil para os melhores candidatos poderá cobrir os custos da passagem de avião entre o Brasil e a França.

Escola de verão frança