Nos dias 25 e 26 de maio será realizado o II Colóquio Internacional “Cooperação e Educação para o Desenvolvimento: Agendas, contextos e desafios",

uma organização conjunta entre o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Este evento terá lugar na FCPEUP.

A entrada no colóquio é gratuita mas exige inscrição aqui

Sobre o evento

A Cooperação e a Educação para o Desenvolvimento como uma das áreas de intervenção, formação e investigação, com experiência e participação ativa em projetos e consultorias na área da psicologia e da educação e/para o desenvolvimento, no envolvimento em Programas doutorais e no Mestrado em Estudos Africanos e na organização em parceria de encontros e conferências na área da educação, cooperação e desenvolvimento.

A cooperação internacional para o desenvolvimento constitui uma das áreas de internacionalização das Instituições do Ensino Superior (IES), com princípios e especificidades próprias, sendo urgente, no caso português, reforçar e aprofundar o seu papel na cooperação para o desenvolvimento de qualidade, capaz de contribuir para iniciativas de erradicação da pobreza e para o desenvolvimento humano, no que é também um importante desígnio da Universidade do Porto.

No atual momento, estas entidades encontram-se empenhadas no desenvolvimento e aprofundamento de processos de investigação, de formação e de intervenção que procuram responder aos desafios que o Novo Quadro Nacional de Referência da Educação para o Desenvolvimento, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento (ED) do Ministério da Educação, a Agenda da Cooperação e da Educação para o Desenvolvimento/Cidadania Global e a implementação da Agenda do Desenvolvimento 2030/Objetivos de Desenvolvimento Sustentável lhes colocam.

Em particular, o “Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020” estabelece como prioridades da cooperação portuguesa, por razões de ordem linguística, histórica e de semelhança jurídica, os domínios da Educação e Formação, num âmbito mais alargado de uma estratégia de desenvolvimento de capacidades nos/com os países lusófonos. Além da educação e da ciência, a saúde, o ambiente e energia, o desenvolvimento rural, a governação e o Estado de direito, a ligação paz, segurança e desenvolvimento no quadro de estados frágeis, a capacitação institucional e o desenvolvimento humano, constituem setores estratégicos da cooperação portuguesa.

De igual forma, no plano internacional, o investimento, debate e intervenção na área da Cooperação para o Desenvolvimento em educação/formação, situa-se à volta dos compromissos assumidos no quadro da Agenda dos ODS. Mais especificamente, o ODS 4 (“Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover aprendizagens ao longo da vida para todos”), com 10 metas específicas, é consagrado à educação e formação a nível global, conforme está plasmado no documento da UNESCO, de 2016, “Educação 2030 – Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do ODS 4”.

Torna-se por isso urgente refletir criticamente sobre a complexidade, perspectivas de implementação e implicações destas agendas para as políticas de cooperação e para a sua apropriação na Universidade.

CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto
Tel.: +351 22 040 06 15
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Web: www.fpce.up.pt/ciie

II colóquio universidade do porto