O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB, Reitor Emmanuel Zagury Tourinho (UFPA), comunico que o GCUB e a IT Business School – ITBS, uma de suas instituições estrangeiras associadas, promoverão, em 2024, a mobilidade acadêmica de curta duração, para estudantes de graduação.

A IT Business School – ITBS (https://itbs.tn/) é uma instituição de ensino superior, localizada na cidade turística de Nabeul, Tunísiacom foco em negócios, engenharia e economia.

A ITBS receberá até dez estudantes brasileiros, por três semanas, no período de 8 a 28 de abril de 2024.

Os estudantes selecionados realizarão cursos em suas áreas de formação e/ou afins, além de visitas técnicas e culturais. Além disso, participarão da Conferência Anual da IT Business School. O evento é multidisciplinar, reúne profissionais e acadêmicos de diferentes continentes e países, e será uma excelente oportunidade de networking para os estudantes.

Durante a permanência em Nabeul, a ITBS oferecerá hospedagem e alimentação aos estudantes.

Informações sobre a participação no Programa de Mobilidade:

1. As inscrições deverão ser feitas por universidade por meio de carta de manifestação de interesse enviada ao GCUB até 26 de fevereiro de 2024. O documento deverá expressar que a universidade possui estudantes que atendem aos critérios desta chamada e que se compromete a receber, no segundo semestre de 2024 ou no primeiro semestre de 2025, o mesmo número de estudantes enviados à ITBS e nas mesmas condições.

2. Critérios para participação dos estudantes:
A. Os estudantes deverão estar regularmente matriculados a partir do 5° período ou equivalente nos cursos de Administração, Engenharias, Economia ou Computação;
B. Possuir nível B2 de proficiência na língua francesa, cuja comprovação pode ser certificada pela própria universidade;
C. Outro(s) critério(s) definido(s) pela universidade associada ao GCUB.

3. A Diretoria do GCUB designará uma comissão composta por professores doutores de suas universidades associadas para realizar a seleção das instituições participantes. A depender das propostas recebidas, a comissão selecionará de três a dez universidades associadas, para o envio de um a quatro estudantes cada uma, observado o limite total de dez vagas. A comissão buscará selecionar instituições de todas as regiões brasileiras e de diferentes categorias administrativas (federais, estaduais e comunitárias);

4. Apenas após a decisão da comissão, as universidades selecionadas pelo Comitê, deverão enviar ao GCUB nome e dados dos estudantes por elas selecionados. Para cada vaga destinada a uma universidade, recomenda-se que sejam selecionados candidatos efetivos e candidatos suplentes;

5. A passagem aérea e o Seguro Internacional serão de responsabilidade da universidade e/ou do estudante selecionado;( a Unifesp, não dispõe de verba para passagens e seguro, o aluno deverá custear estas despesas.)

6. A universidade deve enviar os bilhetes aéreos e o seguro internacional dos estudantes selecionados de acordo com as datas indicadas no calendário a seguir. Caso as passagens e os seguros internacionais não sejam enviados nos prazos indicados, o GCUB procederá à convocação dos suplentes da mesma instituição ou de outra previamente selecionada.