Convocatória do Programa de Bolsas promovido pelo Governo do México, dentro doescopo do convênio entre a OEA e o Conselho Nacionalde Ciência e Tecnologia (CONACYT) do México, emconjunto com a Agência Mexicana de CooperaçãoInternacional para o Desenvolvimento (AMEXCID).

As 800 bolsasde pós-graduação estão dirigidas a estudantes dospaíses das Américas (com exceção do México), sendo 50bolsas especificamente para os estudantes da região doCaribe e 50 para os estudantes dos países da AméricaCentral. As bolsas, a serem distribuídas em 5 anos,são voltadas para as áreas de ciência e tecnologia,engenharia, biologia, física e matemática. A partirdeste ano, será também contemplada a área de saúde,resultado da recente assinatura de memorando deentendimento entre a OEA e a Organização Pan-Americanada Saúde (OPAS). Os estudantes interessados deverão,antes de se inscreverem no referido Programa deBolsas, buscar aprovação em um dos 1.300 programas depós-graduação reconhecidos pela CONACYT.

Desde o início do referido programa, em 2012, 392bolsas foram oferecidas aos estudantes do continente.
Desse universo, até o momento, somente 3 brasileirosforam contemplados. O maior grupo dos bolsistas (57%do total) provém da Colômbia. Recordo que este paístambém vem obtendo a maioria das bolsas oferecidaspelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras(GCUB).

Informações completas podem ser acessadas no sítioeletrônico da OEA (www.oas.org/es/becas). O período deinscrição vai até 21 de maio de 2014.

Do Ministério das Relações Exteriores em 11/02/2015