É com imenso orgulho que a SRI soube e informa toda comunidade acadêmica da Unifesp que a Naiara Alves de Barros, assistente social da Prefeitura Municipal de Santos-SP e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp - Campus Baixada Santista, sob orientação da Profa. Dra. Eunice Nakamura, foi uma das 86 pesquisadoras aprovadas na Chamada Atlânticas do Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência. A chamada é uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Igualdade Racial (MIR), dos Povos Indígenas (MPI) e das Mulheres (MMulheres), com apoio do CNPq.

O programa tem como objetivo apoiar pesquisadoras negras, pardas, quilombolas, indígenas e ciganas em programas de pós-graduação no exterior nas modalidades doutorado-sanduíche (SWE) e pós-doutorado (PDE). Em 2024, foram submetidas 546 propostas, sendo 264 para doutorado-sanduíche e 282 para pós-doutorado.

Atlânticas Naiara Alves de Barros2

Naiara foi selecionada para realizar seu doutorado-sanduíche na Universidade do Chile, de agosto a dezembro de 2024. Durante esse período, ela estará vinculada ao Laboratorio Transdisciplinar en Prácticas Sociales y Subjetividad (LaPSoS), sob a supervisão do professor e pesquisador Esteban Radiszcz. O projeto de doutorado de Naiara foca em saúde mental, juventude e território, e sua pesquisa no Chile permitirá uma comparação entre as experiências de políticas de saúde mental nos dois países, contribuindo para a produção de novos conhecimentos na área.

A Chamada Atlânticas é uma ação essencial para a internacionalização das universidades públicas brasileiras, além de proporcionar visibilidade e afirmar os direitos dessas pesquisadoras.

Parabéns, Naiara!

Atlânticas Boas vindas pesquisadoras