A França não é só um país romântico, é também um grande país científico. A França orgulha-se da sua história, forte dos seus sucessos (61 prêmios Nobel, 13 medalhas Fields), e está decididamente voltada para o futuro.

As universidades francesas, entre as mais antigas do mundo, espalhadas em todo o território, implantam seus laboratórios na vanguarda do conhecimento, da ciência fundamental e da tecnologia.

Considerando o recrutamento de numerosos estudantes brasileiros pelas universidades francesas, a Embaixada da França no Brasil e a agência Campus France lançam o programa “Escolas de verão França Excelência” no Brasil através de uma chamada para candidaturas à intenção de algumas universidades brasileiras.

Para reforçar os possíveis contatos, permitir que oportunidade de uma tese de doutorado em cotutela ou codireção na França seja mais visível, favorecer o encontro e a avaliação de futuros estudantes por supervisores potenciais, a Embaixada apoia a organização de escolas de iniciação a pesquisa dirigida a um público de estudantes brasileiros.

Através do programa “Escolas de verão França Excelência” estudantes de nível mestrado poderão beneficiar desse know-how francês para iniciar-se à pesquisa e ao mesmo tempo descobrir a França e assim preparar, da melhor forma, suas entradas futuras no doutorado em laboratórios franceses.

O objetivo dessas escolas é favorecer o contato entre estudantes brasileiros e supervisores franceses, constituindo um intermediário entre os meios específicos, mas onerosos e restritos (contato cientifico existente, bolsa de mestrado 2), e um contato limitado com uma simples “adequação” de um projeto a um perfil. Através dessas escolas de verão os candidatos poderão identificar um assunto de pesquisa e um supervisor de tese para preparar seus projetos durante o último ano de mestrado.

O principio escolhido é de acolher estudantes brasileiros matriculados em mestrado numa universidade brasileira para um mês de estudo focalizado, numa universidade francesa. Esses estudantes seguirão um programa composto principalmente de cursos de nível mestrado 2, ensinados em inglês, centrados numa temática especifica, e oferecidos por professores-pesquisadores vindos de diferentes universidades.

Segue a lista das escolas de verão oferecidas em 2018.

As escolas de verão incluirão trabalho prático supervisados, módulos de iniciação para pesquisa com doutorandos e pesquisadores (futuros supervisores desses potenciais doutorandos), cursos de francês e uma introdução à cultura francesa. Um sistema de financiamento - bolsas atribuídas pela Embaixada da França no Brasil para os melhores candidatos - poderá cobrir os custos ligados à inscrição ao curso e outros benefícios em função da escola. No entanto, as despesas para a viagem serão à cargo dos estudantes.

Os custos geralmente incluem:

• Cursos científicos;
• Sessões de iniciação à pesquisa em um formato adaptado à disciplina estudada;
• Aulas de francês (língua estrangeira);
• Atividades culturais escolhidas;
• Se a escola é desenvolvida em lugares diferentes, a prestação inclui custos de transporte entre os dois locais;
• Transporte local (incluindo trajetos para visitas culturais);
• Alojamento em locais adaptados, perto do prédio dos cursos;
• Refeições.
Notem que podem ter ligeiras exceções dependendo da universidade.

As candidaturas deverão imperativamente ser mandadas por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. antes de dia 6 de maio de 2018.

Documentos obrigatórios:

• Formulário;
• Copia do passaporte;
• Currículo em inglês (uma página);

Documento opcional: uma carta de recomendação de um professor


Lista de escolas de verão frança