Foi iniciado o projeto Erasmus+-Key Action 2- Capacity Building no campo do Ensino Superior denominado Cooperation in Quality Assurance for Pharmacy Education and Training between
Europe and Latin America (COPHELA), em português Cooperação em Guarantia da Qualidade para Educação e Formação Farmacêutica entre Europa e América Latina. O projeto desenvolverá um programa de especialização em Farmácia Comunitária, Hospitalar e industrial que permita o desenvolvimento profissional atendendo aos enormes avanços nas terapias. Com a tecnologia dos cursos online abertos e massivos (MOOCs) se buscará eliminar barreiras temporais, físicas e econômicas para o acesso à informação, o que resultará, certamente, em benefício da população.
As sessões de trabalho do primeiro encontro ocorreram na sede da Associação Farmacêutica Mexicana, durante os dias 11 e 12 de Março, com a participação de todas as instituições membros do projeto, com o apoio da Conferência Iberoamericana de Faculdades de Farmácia (COIFFA), da União de Universidades da América Latina e Caribe (UDUAL), da Academia Iberoamericana de Farmácia, da Associação Universitária Iberoamericana de Pós-graduação (AUIP), da Academia Nacional de Farmácia do Brasil, da Associação Europeia de Faculdades de Farmácia (EAFP), do Conselho Geral de Colégios de Farmacêuticos da Espanha, da Associação Espanhola de Farmácia Hospitalar e da Agência Executiva de Cultura, audiovisual e educação da Comissão Europeia (EACEA).
A responsável pelo projeto na Unifesp, professora Claudia Fegadolli (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas), participou do encontro com a equipe composta pela técnica administrativa em educação Yara Ferreira Marques e pelo coordenador de produção EaD e desenho instrucional Felipe Vieira Pacheco.
Foto: Participantes no primeiro encontró do projeto COPHELA. Representantes da Universidad Nacional Andrés Bello (Chile), Università degli Studi di Camerino (Italia), Universidade Federal Fluminense (Brasil), Universidad de Granada (España), Universidade de Lisboa (Portugal), Universidad Autónoma del Estado de México (México), Universidad Autónoma Metropolitana- Xochimildo (México), Instituto Racine