No dia 18 de novembro de 2023, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) teve a honra de receber a delegação do Ministério da Saúde de Angola, representada pela Excelentíssima Ministra da Saúde, Dra. Silvia Paula Valentim Lutucuta e demais integrantes do ministério e agências de pesquisa e ensino em saúde de Angola. O objetivo principal da visita foi iniciar discussões sobre cooperação acadêmica, com foco especial em programas de extensão e pós-graduação.

 

642a2c48 2b6a 475c b686 f1d7a5312694

 

A recepção à delegação foi conduzida pela diretora da Secretaria de Relações Internacionais, Profa. Karen Spadari, juntamente com a vice-diretora Tamiris Burin. O superintendente do Hospital São Paulo, Dr. Nacime Salomão Mansur, recebeu a delegação na diretoria e apresentou as instalações do hospital universitário, ressaltando o apoio fornecido a cursos em diversas áreas da saúde. A reitora, Profa. Dra. Raiane Patrícia Severino Assumpção, conduziu a apresentação da universidade como um todo, abordando as especialidades de nossos campi, o expressivo volume de alunos de graduação, pós-graduação, residência médica e multiprofissional e as modalidades de formação na área médica, de enfermagem, biomedicina e outras. A reitora destacou que a Unifesp já teve parcerias exitosas com instituições de Angola e que pretende reforçar esses laços no futuro. O Prof. Magnus Regios Dias, diretor da Escola Paulista de Medicina abordou as formas de ingresso e colaboração acadêmica que poderiam ser desenvolvidas no rol da cooperação.

Como relatado pela Ministra e a delegação angolana, o propósito central da visita foi compreender o funcionamento dos centros de estudos da Unifesp, visando à criação de parcerias entre a universidade e instituições em Angola. Essas instituições almejam desenvolver programas que abrangem mobilidade discente, missões docentes, residências e colaborações científicas.

O encontro culminou na celebração de uma Carta de Intenções, formalizando o compromisso mútuo de fortalecer os laços acadêmicos entre a Unifesp e as instituições de saúde em Angola. Em seguida, a delegação foi conduzida para uma visita às instalações do Hospital São Paulo, incluindo a sala da disciplina de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina (EPM), o prédio do Graac, a Escola Paulista de Enfermagem (EPE) e o laboratório de biomedicina no Campus da EPM.

A Unifesp se orgulha de ser parte desse diálogo construtivo e aguarda com entusiasmo o desenvolvimento dessas parcerias, que certamente contribuirão significativamente para o avanço da educação e pesquisa em saúde, promovendo uma colaboração frutífera entre as duas nações.

 

01c56d9d b04f 42e7 8579 14765df41157

 

 

WhatsApp Image 2023 11 18 at 14.59.39 

 

 

WhatsApp Image 2023 11 21 at 18.52.38

 

 

WhatsApp Image 2023 11 21 at 19.06.04