Uma nova série de webinars em Yale está sendo lançada com o objetivo de promover oportunidades para que estudantes brasileiros conheçam pesquisadores de Yale e participem de atividades que incentivem a busca por uma carreira científica.

Os webinars 'Apoiando a Pesquisa em Ciência do Futuro' são parte de um esforço mais amplo de Marcelo Dietrich, professor associado da Escola de Medicina de Yale, que há vários anos organiza workshops anuais de ciências biomédicas em Porto Alegre , no sul do Brasil.

Com base no sucesso desses workshops anteriores, no primeiro webinar da nova série Dietrich lançará um programa de mentoria virtual para conectar estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação em Yale que se concentrarão em inspirar novos jovens talentos em STEM no Brasil. No desenvolvimento do programa de mentoria, que será conhecido como Iniciativa Próxima, Dietrich fez parceria com a pesquisadora brasileira Mariana Nigro, que havia sido bolsista de pesquisa na Escola de Medicina de Yale de 2013 a 2016.

Nigro descreveu como o projeto de mentoria pretende mostrar a importância da mentoria no desenvolvimento de cientistas e inspirar os alunos a seguir essa carreira. “A iniciativa permite que os jovens, que já passaram por esse processo e estão atualmente em Yale, contem suas histórias com o objetivo de compartilhar o impacto que a tutoria teve em suas decisões de carreira”, afirmou.

Segundo Dietrich, a formação de novos profissionais na área das ciências biomédicas e da saúde pública tornou-se uma questão de urgência em todo o mundo e ele destaca que em seu Brasil natal esses esforços enfrentam desafios geográficos únicos. Ele explica que no Brasil pessoas de regiões mais distantes do centro-sul do país não têm tantas oportunidades de ingressar em instituições de ponta, onde poderiam receber a formação necessária e teriam acesso a uma rede global de cientistas.

“Ao oferecer oportunidades para que estudantes brasileiros encontrem estudantes e pesquisadores de Yale e participem de atividades de desenvolvimento profissional, o programa Iniciativa Próxima visa inspirar e treinar uma nova geração de talentos no Brasil”, disse Dietrich.

O primeiro webinar da série acontecerá em 16 de dezembro de 2020 e terá como foco 'Apoiar a Pesquisa Científica do Futuro'. Será moderado por Dietrich, e contará com os palestrantes Julio Croda, professor associado adjunto da Escola de Saúde Pública de Yale e ex-chefe do Departamento de Doenças Transmissíveis do Brasil; Carolina Lucas, associada de pós-doutorado na Yale School of Medicine e Pew Latin American Fellow; além dos bolsistas de pós-graduação da CAPES-Yale Natália Branco e Antonio Fonesca.

Futuros webinars planejados para a série incluem um painel de discussão em fevereiro de 2021 sobre novas maneiras de aprimorar as parcerias entre instituições acadêmicas, moderado por Michael Cappello, Professor de Pediatria, Patogênese Microbiana e Saúde Pública na Escola de Medicina de Yale. Em abril de 2021, um webinar sobre o tema do fortalecimento das redes de pesquisa está planejado, a ser moderado por Albert Ko, professor e chefe do Departamento de Epidemiologia e Doenças Microbianas da Escola de Medicina de Yale.

Para obter mais informações ou para se inscrever para participar do evento de 16 de dezembro, visite a página de inscrição do webinar.

Yale focus Brazil