Organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo) em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o 7º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação irá reunir pesquisadores renomados, da Alemanha e do Brasil, para discutir os desafios e as tendências da era digital.

Serão abordados dois aspectos essenciais nessa discussão: o trabalho e a formação profissional.

Local e programação:

O Diálogo será realizado no auditório da FAPESP localizado em sua sede, em São Paulo (R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa) no dia 30 de outubro das 15h às 17h e no dia 31 de outubro das 9h às 17h. Após a sessão de abertura e duas conferências com keynote speakers, as apresentações e discussões serão divididas em dois painéis: “Trabalhando em um Mundo Digital” e “Competências e aprendizagem em um mundo digital”. Neles, pesquisadores convidados, de ambos os países, irão apresentar as perspectivas e tendências de cada país desses aspectos. O evento termina com uma sessão sobre as políticas em pesquisa e tecnologia necessárias para promover os processos de digitalização e criar novas competências em recursos humanos.

Objetivos:

Conscientizar de que as mudanças tecnológicas e de processos causadas pelas novas soluções digitais irão gerar transformações radicais no trabalho e no ensino. Portanto, além do olhar para o saldo final entre o desemprego contínuo, crescente e irreversível e a geração de empregos qualificados ou inovadores, será necessário intervir no ensino, desde a escola básica, para que se tenham as competências necessárias frente a esses desafios.
Fornecer uma visão mais clara e ampla sobre como essas transformações vão afetar os padrões de trabalho, os processos e as competências.
Compreender a necessidade dessas competências, buscando métodos inovadores de aprendizagem acompanhados de atividades que promovam a inclusão de todos os segmentos da sociedade.
Conhecer novos desenhos de trabalho e métodos de desenvolvimento de competências.
Apresentar e discutir resultados de novas pesquisas científicas, desenvolvimento e melhores práticas.
Contribuir para a discussão brasileira da política nacional em ciência e tecnologia na área.
Fortalecer a cooperação entre Brasil e Alemanha com novos projetos colaborativos de pesquisa, além de identificar novas abordagens de cooperação entre os dois países.

Língua oficial do evento:

inglês e português (tradução simultânea).

Parceiros:

German Federal Foreign Office
DAAD- Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Fraunhofer-Gesellschaft
UA Ruhr – Aliança Universitária da Região do Ruhr
Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
USP - Universidade de São Paulo

Apoiadores:

MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
FES - Fundação Friedrich Ebert
AHK São Paulo – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha