Teaching and Learning in Higher Education

O curso

É um programa da Universidade da Finlândia (Finland University), em parceria com a Ânima Educação para a formação de docentes do Brasil que querem aperfeiçoar seus conhecimentos a partir do aprendizado de práticas da educação finlandesa, uma referência mundial.

As aulas, em sua maioria, são ministradas por professoras finlandesas, da Universidade de Tampere, uma das quatro instituições que formam a Finland University, O primeiro módulo, em novembro, é ministrado por professores brasileiros formados pela Finland University, supervisionados pelas professoras da Finland University. Todos os outros módulos são conduzidos diretamente pelas professoras finlandesas.

A quem se destina

Professores interessados em desenvolver ou ampliar as competências pedagógicas individuais e, também, as coletivas, atuando em parceria com colegas que tenham interesses semelhantes.

• Fluência em inglês;
• Titulação mínima de mestrado;
• Postura reflexiva sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Por que fazer?

Os docentes que concluírem o programa serão capazes de:
• conceber, conduzir e avaliar atividades de aprendizagem flexíveis/adaptativas, em ambientes de aprendizagem versáteis e inovadores;
• dominar questões teóricas centrais relativas ao ensino e aprendizagem na educação superior;
• identificar e superar desafios pessoais e institucionais relacionados ao desenvolvimento de competências pedagógicas teóricas e práticas.

O curso tem carga horária total de 270 horas, distribuídas de março de 2019 a setembro de 2019, realizadas em modelo híbrido: 3 ciclos de encontros presenciais em São Paulo e 4 módulos realizados a distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem.

Bônus: Para os participantes que se inscreverem até novembro de 2018, será ofertado gratuitamente o Educação 3.0, um curso bônus de 30 horas, com três dias de encontros presenciais. O material para estudos online estará disponível a partir de novembro/2018 e os participantes podem optar por participar dos encontros presenciais em novembro/2018 ou fevereiro/2019.

MÓDULO 1 - Aprendizagem e engajamento dos alunos
MÓDULO 2 - Criando processos e ambientes de aprendizagem
MÓDULO 3 – Tópicos especiais do ensino na universidade
MÓDULO 4 – Desenvolvendo expertise em ensino e aprendizagem no ensino superior

Professoras finlandesas:

Terhi Skaniakos: https://www.linkedin.com/in/terhiskaniakos/
Milla Kinnunen: https://www.linkedin.com/in/millakinnunen/

Valor: R$23.500 por participante (pagamento em até 8 parcelas)
Local: os encontros presenciais serão em São Paulo (SP)
Cronograma: Março/2019 a Setembro de 2019 (encontros presenciais de 4 dias em março de 2019, 3 dias em junho de 2019 e 3 dias em setembro de 2019) + curso bônus com 3 dias de encontros presenciais em Novembro de 2018 ou Fevereiro de 2019.

Certificado

Ao final do curso, o participante receberá um certificado da Universidade de Tampere, como comprovação da conclusão do curso Teaching and Learning in Higher Education.

Mais informações: