Programa

Aberto a todos os estudantes universitários brasileiros, regularmente matriculados em graduação de letras ou de qualquer outro curso na área de ciências humanas no momento de sua inscrição como candidato, que tenham completado pelo menos dois anos de estudos superiores quando de sua chegada à França e que possuam um bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

O objetivo do programa é oferecer uma oportunidade a estudantes brasileiros de se familiarizar com a língua e a civilização francesas, levando às escolas e aos estabelecimentos franceses a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. Desta forma, apenas falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, de onde são cidadãos de pleno direito, poderão ser selecionados para este programa.

Durante a vigência do contrato, os assistentes, que beneficiarão do status de funcionários temporários do Estado francês, terão a possibilidade de se inscrever, durante sua permanência na França, numa universidade, desde que a atividade ou o curso escolhido não cause prejuízo à sua função de assistente na escola ou no estabelecimento para onde for designado.

Inscrições

Os formulários de inscrição podem ser consultados e retirados do sítio do CIEP, a partir de meados do mês de outubro, no seguinte endereço: http://www.ciep.fr/assistantetr/index.php.

Os candidatos deverão escolher a cidade onde se encontram as academias escolares participantes do programa tanto na França metropolitana quanto na França ultramarina. As instituições responsáveis pelo programa são soberanas quanto às decisões sobre os locais para onde serão selecionados os candidatos, em função das vagas e do perfil de cada um.