Todos os anos, a Confederação Suíça concede Bolsas de Excelência do Governo para promover o intercâmbio internacional e a cooperação em pesquisa entre a Suíça e mais de 180 outros países.

Os destinatários são selecionados pelo órgão adjudicante, a Comissão Federal de Bolsas de Estudo para Estudantes Estrangeiros (FCS).

As Bolsas de Excelência do Governo da Suíça destinam-se a jovens pesquisadores do exterior que concluíram o mestrado ou doutorado e a artistas estrangeiros titulares de um diploma de bacharel.

Tipos de bolsas

As bolsas de pesquisa estão disponíveis para pesquisadores de pós-graduação em qualquer disciplina (que possuam mestrado no mínimo) que planejam vir à Suíça para realizar pesquisas ou estudos adicionais em nível de doutorado ou pós-doutorado.
As bolsas de pesquisa são concedidas para pesquisa ou estudo em todas as universidades cantonais suíças, universidades de ciências aplicadas e nos dois institutos federais de tecnologia. Apenas os candidatos indicados por um mentor acadêmico em uma dessas instituições de ensino superior serão considerados.

As bolsas de arte estão abertas a estudantes de arte que desejam fazer um mestrado inicial na Suíça. As bolsas de arte são concedidas para estudo em qualquer conservatório ou universidade suíça de artes. Esta bolsa está disponível apenas para estudantes de um número limitado de países.

O atual processo de seleção será iniciado em 01 de agosto de 2020 e é relativo ao ano acadêmico de 2021/2022.

As oportunidades abrangem três modalidades acadêmicas: Doutorado, Pós-Doutorado e Pesquisa.
A estadia na Suíça deve possibilitar ao / à bolsista aprofundar seus conhecimentos e conduzir trabalhos de pesquisa nas áreas de estudo às quais as universidades suíças dedicam uma atenção particular.

Todos os interessados que atendam aos requisitos de admissão conforme o tipo de programa escolhido devem solicitar diretamente na Embaixada da Suíça no Brasil os documentos de candidatura, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a partir de 01. de agosto de 2020. O prazo final para recebimento da documentação pela Embaixada da Suíça em Brasília é o dia 31 de outubro de 2020.

Os critérios de elegibilidade e mais informações sobre a chamada para o ano acadêmico de 2021-2022 estarão disponíveis na página da Comissão Federal de Bolsas para Estudantes Estrangeiros (FCS) a partir de agosto 2020 por meio do seguinte link: