Doutorandos e pós-doutores podem se candidatar ao programa ERA Green Hydrogen Fellowships, que concede bolsas de pesquisa ou estágio na área de hidrogênio verde e é oferecido pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) com fomento do Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) da Alemanha.
A oportunidade financia a permanência de pesquisadores(as) no país europeu, além de fornecer apoio acadêmico. Não há prazo para as inscrições, que podem ser feitas de maneira contínua.
A oportunidade está aberta para pesquisadores do Brasil de todas as áreas cujo foco de pesquisa e/ou estudo esteja ligado ao tema do hidrogênio verde (ciências naturais, engenharia, economia, ciências sociais, logística, direito etc.). Doutorandos podem permanecer até 18 meses em solo alemão, ou dois a três meses para estágio. Já pós-doutores poderão ter uma residência de pesquisa de até 18 meses.
A bolsa mensal varia de € 1.200 (doutorandos) a € 2.800 (pós-doutores) e inclui seguro-saúde, além de cobertura para passagens aéreas internacionais. Dependendo das circunstâncias, é possível que haja, também, um subsídio mensal para aluguel, além de auxílio para os familiares que acompanhem o(a) pesquisador(a).
O apoio acadêmico se dará com a criação de quatro grupos temáticos (produção, transporte e infraestrutura, simulação de mercado e assuntos transversais), a fim de permitir o compartilhamento de expertise interdisciplinar e o networking. Participam das discussões os contemplados com o financiamento e pesquisadores, acadêmicos, ex-bolsistas do DAAD e outros especialistas na área. Além disso, ocorrerá também uma “research tour”, durante a qual haverá a possibilidade de se conhecer instituições de pesquisa na área de hidrogênio verde.
Estudantes na Alemanha também podem participar do programa, ganhando a oportunidade de sair do país para outro a fim de desenvolverem suas pesquisas.
Mais informações estão nas chamadas do DAAD para doutorandos e pós-doutores.