A Secretaria de Relações Internacionais juntamente com a Escola Paulista de Medicina, convidam para uma palestra com o Prof. Dr. Joshua Rubin da Washington University School of Medicine in St. Louis, 

De 02 a 08 de outubro a Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp) receberá a visita do Prof. Joshua Rubin, da Washington University School of Medicine in St. Louis.

O Professor Rubin lidera pesquisas e programas clínicos em neuro-oncologia pediátrica, focando em diferenças sexuais no câncer cerebral. Ele cofundou um grande programa de neuro-oncologia pediátrica no St. Louis Children’s Hospital, desenvolveu modelos pré-clínicos e terapias, e investiga novos tratamentos e impactos cognitivos em crianças com tumores cerebrais.

O Professor fará três apresentações na EPM:

04/10 (sexta-feira) Workshop CAPES Print – Longevidade

9h00-12h00 no Anfiteatro Leitão da Cunha (Rua Botucatu, 720)

TEMA: Glioblastoma

“Sex differences in glioblastoma biology”

Joshua Rubin (WashU)

“Prion protein and its ligands: key regulators of glioblastoma stem cell dynamics”

Marilene Lopes (USP)

The role of Na+/Ca2+ exchanger (NCX) in energy and ion homeostasis in glioblastoma multiforme

Tiago Rodrigues (UFABC)

07/10 (segunda-feira) Seminário do INFAR

16h00 no Anfiteatro do INFAR (Rua Três de Maio, 100 – térreo)

Título: "Sex differences in cancer should come as no surprise"

08/10 (terça-feira) Ciência EPM

12h30 no Anfiteatro Leitão da Cunha (Rua Botucatu, 720)

Titulo: “Sexual selection and longevity”

O Prof. Joshua Rubin também está disponível para reuniões para discussão de projetos e resultados. Ele terá grande prazer em se encontrar com estudantes de graduação, pós-graduação, TAEs e docentes. Para agendar uma conversa entre de 02-08/10, procure a Profa. Marimelia Porcionatto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

O Prof. Rubin

Há mais de 20 anos, o Prof. Joshua Rubin tem como objetivo combinar a pesquisa clínica e com pesquisa básica para o avanço no tratamento de neuro-oncologia pediátrica. Ele foi co-fundador do Programa de Neuro-Oncologia Pediátrica no St. Louis Children’s Hospital, que se tornou o maior programa da região para crianças com tumores cerebrais e uma referência para ensaios clínicos multicêntricos. Atualmente, Prof. Rubin é o Diretor Associado do Centro de Pesquisa em Deficiências Intelectuais e do Desenvolvimento da Universidade de Washington e Co-Líder do Programa de Terapias para Tumores Sólidos no Siteman Cancer Center.

Sua pesquisa tem como foco a relação entre a diferenciação sexual normal, o desenvolvimento cerebral e a gênese de tumores cerebrais, explorando diferenças sexuais para entender como as vias de sinalização do câncer funcionam de maneira distinta em células masculinas e femininas. Pelo desenvolvimento de modelos in vitro e in vivo de glioblastoma seu grupo descobriu diferenças importantes no ciclo celular, epigenética, metabolismo e respostas ao tratamento, além de criar paradigmas pré-clínicos rigorosos para avaliar novas terapias combinadas com quimioterapia e radioterapia. Na clínica, seu foco tem sido em novas terapias e os efeitos cognitivos em pacientes pediátricos com tumores cerebrais, usando ressonância magnética funcional, testes neurocognitivos e medidas da saúde vascular cerebral.