Durante o encontro, foram apresentadas propostas para que a universidade seja amplamente internacionalizada.

Workshop de InternacionalizaçãoFoi realizado na sexta-feira (29/4), no Anfiteatro da Reitoria, o I Workshop Interno sobre Internacionalização da Unifesp, com o objetivo de dar visibilidade às ações da Secretaria de Relações Internacionais (SRI),por meio do apoio dos gestores e de propostas que façam com que a universidade supere seus obstáculos e seja amplamente internacionalizada.

O encontro contou com a presença da reitora, de pró-reitores, diretores de unidades universitárias, presidentes das Câmaras de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, coordenadores de cursos de graduação, de programas de pós-graduação e de projetos de extensão, chefes de departamento, entre outros.

Na abertura do evento, o assessor de gabinete da Reitoria Javier Amadeo falou sobre a importância desse workshop para a universidade. "Ele se propõe a fazer uma discussão sistemática sobre a internacionalização de forma a alinhar os diferentes setores da instituição em relação ao tema", disse.

Miriam G. Jasiulionis, coordenadora da SRI, apresentou a estrutura da secretaria, que teve seu regimento aprovado em fevereiro de 2016, e citou as principais ações e os próximos passos do setor. "Esperamos o comprometimento de todas as instâncias para de fato avançarmos no reconhecimento internacional da Unifesp como um centro de excelência em ensino e pesquisa", enfatizou.

Vera Salvadori, consultora de Relações Internacionais da SRI, comentou sobre os recursos utilizados atualmente na divulgação internacional da Unifesp e divulgou o esboço do novo site da secretaria, que no momento está em fase de elaboração e será inspirado nos sites de universidades estrangeiras considerados modelos.

Dentre os demais participantes do workshop estavam Carlos Renato Lopes, coordenador institucional do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), Natasha Salinas, assessora de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Graduação, João Amorim, assessor de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Raiane Assumpção, assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e Vera Viviane Schmidt, diretora da área de Ciências Humanas e Sociais da Fapesp.

Durante a tarde, foram formados de grupos de trabalho para a discussão dos desafios internos e externos, com o propósito de ouvir a comunidade acadêmica para a formulação de propostas na questão da internacionalização.

Materiais apresentados no Workshop:

Atividades desenvolvidas na Secretaria de Relações Internacionais

Atuais desafios para ampliação da Internacionalização na Unifesp