O projeto Co-Creation Factory será lançado durante o workshop Brazil meets Germany, Science meets Business, que acontecerá na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Business School) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nos dias 27 e 28 de abril, e contará com a participação de representantes de instituições de ensino superior da Alemanha.
Organizado pela PUCRS e a UAS7 - German Universities of Applied Sciences, com apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP), o evento é o ponto de partida para a concretização de parceria universidade-empresa, que deverá envolver instituições de ensino superior e empresas brasileiras e alemãs.
O projeto Co-Creation Factory tem duas grandes frentes. Como um ambiente de aprendizagem, o seu propósito é aproximar os alunos da realidade e das necessidades das empresas e, ao mesmo tempo, permitir que os conhecimentos adquiridos durante o curso superior possam ser aplicados no ambiente dos negócios.
Para as empresas, o projeto se apresenta como uma oportunidade para aproximá-las de novas ideias da academia e dos recém-formados mais bem preparados e atentos aos desafios dos mercados emergentes, como o brasileiro.
Frequentemente, a academia é alvo de críticas em função da distância que a separa das experiências práticas. Para o professor de Economia Ely José de Mattos, da Business School da PUCRS, embora a crítica seja pertinente, ela tem se tornado menos intensa, principalmente no contexto das escolas de negócios. “Cada vez mais estamos dentro das empresas e dos governos, compartilhando conhecimentos e experiências. Eventos como este workshop são um grande atestado do que está acontecendo, desta mudança já em curso.”
Mattos ressalta ainda que em uma parceria universidade-empresa, como a que se espera alcançar com o projeto Co-Creation Factory, todos saem ganhando. “De um lado, os professores têm mais recursos para estimular os alunos a observar e a conviver nos dois ambientes; do outro, os empresários oferecem seus cases à academia e também passam a aprender com ela diferentes abordagens”.
Na Alemanha e nos mercados emergentes, universidades, empresas, câmaras de indústria e comércio, assim como as associações comerciais, têm desenvolvido cursos relacionados à prática e melhorado com isso a formação acadêmica dos alunos, possibilitando a eles melhores perspectivas de emprego.
Para os organizadores do workshop, essa parceria universidade-empresa também contribui para estimular o desenvolvimento econômico nos seus países de origem.
_______________________________________________

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Data: 27 e 28 de abril