ATENÇÃO AOS INSCRITOS:
O Laboratório agrofolorestal IV, de 24/04, foi adiado para 05/05 no mesmo horário e local.
Inscreva-se já! Clique aqui - 3 edição / 4 edição
Os sistemas agroflorestais (SAFs) são sistemas produtivos caraterizados por possuirem árvores, o que contribui para a conservação do solo, da água e da biota. Por envolver vários aspetos biofísicos, é interessante como tema de estudo.
Ao longo dos anos, estudantes dos cursos de Ciências Ambientais e Biológicas da Unifesp, Campus Diadema, tem mostrado interesse pelo assunto dos SAFs. Inclusive, a área onde ocorrerá o encontro foi uma demanda dos estudantes do Curso de CA em 2019.
Assim, a proposta se justifica, porque atende o interesse já explicitado do público alvo. Além de se constituir como um objeto pedagógio interessante. Finalmente, o encontro terá como contrapartida, o manejo da área LabSaf do El Dorado.
Metodologia
Será utilizada a metodologia da ação-participação, onde os participantes aprederão a partir da experiência em campo e da troca de conhecimento entre os pares. Nesse sentido, o docente atua como um orientador que norteira as ações, organiza a ação dos participantes e a partir dai, participa e interage de forma horizontal com o grupo.
Ementa
A presente proposta consiste em um encontro formativo com atividades teórico-práticas em agrofloresta. Assim, serão abordados temas centrais à implantação emanejo agroflorestal, tais como:
- Apresentação e histórico da área para os participantes.
- Caminhada de reconhecimento para mapear e identificar espécies vegetais de interesse, como plantas espontáneas com usos comestíveis e medicinais e espécies adubadoras.
- Planejamento de atividades do semestre.
- Embelezamento e identificação da área com fins educativos (criação de cartazes explicativos e placas manutenção da cerca, treliças, etc.).
- Acompanhamento, adubação e rega das mudas arbóreas plantadas (pitanga, jerivá, cerejeira da mata, grumixama, saponária, uvaia).
- Reconhecimento e utilização de PANCS (plantas alimentícias não convencionais): raízes e trepadeiras. bertalha coração e cará do ar.
- Capina manual, poda e reforço da cobertura do solo (mulching, lignificação do solo).
- Plantas para alimentar o solo: adubos verdes, leguminosas, margaridão.