O Programa chamado Agroecologia e Consciência Alimentar, surgiu quando o tema agricultura passou a ser discutido em aulas ministradas
na graduação em Ciências Ambientais. Questões como o uso dos recursos naturais, manejo do solo, relações com a terra e os alimentos e fatores socioeconômicos implicados, ainda que considerados essenciais à formação universitária, ainda não constavam na grade curricular do curso.
O programa propõe atividades integradas de extensão, ensino e pesquisa por meio da conscientização sobre os hábitos de consumo e de alimentação, da produção de conhecimento sobre sistemas agroalimentares e da difusão da metodologia social emergente dos grupos de consumo responsável (GCRs). Dentro do Programa, foi criado o CUCA - Coletivo da Unifesp de Consumo de Alimentos- nas pautas da Economia Solidária, com o objetivo de fortalecer o consumo consciente a partir da formação de uma rede de parcerias com agricultores orgânicos na região. O CUCA está ativo desde o segundo semestre de 2018. A partir de 2019, o CUCA foi articulado com outros grupos de consumo consciente da Região Metropolitana de São Paulo para aumentar a escala de escoamento e assim, os benefícios diretos para os agricultores (geração de renda).
No ano de 2019 o CUCA realizou 21 compras, movimentando mais de R$ 6.000,00 para os agricultores familiares, sendo 38 agricultores (29 são mulheres do Vale do Ribeira). O coletivo teve aprox. 50 consumidores, sendo em torno de 15 ativos e participou de 4 Feiras de Agroecologia.
Além disso, em parceria com o Instituto de Botânica, são realizadas atividades de extensão rural em assentamentos da região metropolitana de São Paulo. Além da execução do Projeto "Ciclagem de nutrientes e facilitação entre plantas na produção de espécies nativas em sistema agroflorestal", um projeto de pesquisa experimental em Agroecologia que envolve docentes e discentes da Unifesp Diadema e teve início em 2017.
Coordenadora do projeto: Leda Lorenzo Montero
Contato: leda.lorenzo@unifesp.br
FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:
O Programa atingiu em média 30 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação de 5 idosos, 10 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação, alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.
''UC Agroecologia e Sustentabilidade, 18 alunos. Elaboração e sistematização de material didático. Tentativas de ampliar a rede de parcerias com docentes da rede pública. Implantação e capacitação de hortas (aulas online e presenciais). Manejo da Agrofloresta didática da Unifesp Diadema. Live e gravação para o podcast ''Diálogos Sustentáveis'' em 26/06. Participação em Mesa redonda na II SENACAMB em 12/11. Apresentação no Simpósio ECOEVO 25/11 e no Congresso Acadêmico da Unifesp em Maio. 1 IC, 2TCCs''.
Confira algumas fotos do projeto de extensão abaixo: