O Programa chamado Agroecologia e Consciência Alimentar, surgiu quando o tema agricultura passou a ser discutido em aulas ministradas
na graduação em Ciências Ambientais. Questões como o uso dos recursos naturais, manejo do solo, relações com a terra e os alimentos e fatores socioeconômicos implicados, ainda que considerados essenciais à formação universitária, ainda não constavam na grade curricular do curso.

O programa propõe atividades integradas de extensão, ensino e pesquisa por meio da conscientização sobre os hábitos de consumo e de alimentação, da produção de conhecimento sobre sistemas agroalimentares e da difusão da metodologia social emergente dos grupos de consumo responsável (GCRs). Dentro do Programa, foi criado o CUCA - Coletivo da Unifesp de Consumo de Alimentos- nas pautas da Economia Solidária, com o objetivo de fortalecer o consumo consciente a partir da formação de uma rede de parcerias com agricultores orgânicos na região. O CUCA está ativo desde o segundo semestre de 2018. A partir de 2019, o CUCA foi articulado com outros grupos de consumo consciente da Região Metropolitana de São Paulo para aumentar a escala de escoamento e assim, os benefícios diretos para os agricultores (geração de renda).
No ano de 2019 o CUCA realizou 21 compras, movimentando mais de R$ 6.000,00 para os agricultores familiares, sendo 38 agricultores (29 são mulheres do Vale do Ribeira). O coletivo teve aprox. 50 consumidores, sendo em torno de 15 ativos e participou de 4 Feiras de Agroecologia.
Além disso, em parceria com o Instituto de Botânica, são realizadas atividades de extensão rural em assentamentos da região metropolitana de São Paulo. Além da execução do Projeto "Ciclagem de nutrientes e facilitação entre plantas na produção de espécies nativas em sistema agroflorestal", um projeto de pesquisa experimental em Agroecologia que envolve docentes e discentes da Unifesp Diadema e teve início em 2017.

Coordenadora do projeto: Leda Lorenzo Montero

Contato: leda.lorenzo@unifesp.br 

 

FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO: 

O Programa atingiu em média 30 pessoas da comunidade externa, tendo uma estimativa de participação de 5 idosos, 10 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Da comunidade Unifesp teve participação de muitos estudantes de graduação, alguns estudantes de pós, equipe de docentes e também alguns técnicos em assuntos estudantis.

''UC Agroecologia e Sustentabilidade, 18 alunos. Elaboração e sistematização de material didático. Tentativas de ampliar a rede de parcerias com docentes da rede pública. Implantação e capacitação de hortas (aulas online e presenciais). Manejo da Agrofloresta didática da Unifesp Diadema. Live e gravação para o podcast ''Diálogos Sustentáveis'' em 26/06. Participação em Mesa redonda na II SENACAMB em 12/11. Apresentação no Simpósio ECOEVO 25/11 e no Congresso Acadêmico da Unifesp em Maio. 1 IC, 2TCCs''.

Confira algumas fotos do projeto de extensão abaixo: 

CUCA3.jpeg
cucaaa1.jpeg
cucanov7.jpeg
cucanov8.jpeg
MulheresVale.jpeg
Mulheresvale6.jpeg
Mulheresvale7.jpeg
Mulheresvale8.jpeg
Mulheresvale10.jpeg
Mulheresvale11.jpeg
Mulheresvale13.jpeg
Mulheresvale14.jpeg
mulheresvale19.jpeg
mulheresvale20.jpeg
mulheresvale24.jpeg
mulheresvale25.jpeg
mulheresvale281.jpeg
previous arrow
next arrow
CUCA3.jpeg
cucaaa1.jpeg
cucanov7.jpeg
cucanov8.jpeg
MulheresVale.jpeg
Mulheresvale6.jpeg
Mulheresvale7.jpeg
Mulheresvale8.jpeg
Mulheresvale10.jpeg
Mulheresvale11.jpeg
Mulheresvale13.jpeg
Mulheresvale14.jpeg
mulheresvale19.jpeg
mulheresvale20.jpeg
mulheresvale24.jpeg
mulheresvale25.jpeg
mulheresvale281.jpeg
previous arrow
next arrow