O programa Escolas Sustentáveis é um projeto de Extensão da UNIFESP que busca elaborar e utilizar estratégias de educação ambiental para o desenvolvimento de escolas sustentáveis, além de promover a conscientização de comunidades escolares e locais sobre sustentabilidade e educação socioambiental, a fim de buscar a construção de escolas sustentáveis.
Em 2019, o projeto teve capítulos de livro da equipe do Programa Escolas Sustentáveis publicados, sendo eles:
"Programa Escolas Sustentáveis: Construindo Espaços Educadores Sustentáveis na Escola e na Universidade"
autoria de Everton Viesba-Garcia, Clemil Camelo e Marilena Rosalen.
O capítulo foi publicado no livro Rumos da Educação, organizado por Vilmar Baggio, com apresentação de Ivanio Dickmann.
Capítulo: http://bit.ly/2qPSY8g
E-book completo: http://bit.ly/2XahwVA
E também o capítulo "Oficinas Pedagógicas Sustentáveis em Sala de Aula", que é fruto de projeto de mesmo nome desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Ciências - Licenciatura da ex-aluna, e agora professora, Patrícia Bamban.
O capítulo compõe o livro "Educação Ambiental na Prática: Transversalidade da temática socioambiental", organizado pelos profs Valdir Lamim-Guedes e Rafael Monteiro e publicado pela Editora Na Raiz.
O trabalho foi desenvolvido pela profa Patrícia, sob orientação dos profs Everton, Leticia e Marilena Rosalen.
Acesse a obra na íntegra direto no site da editora http://bit.ly/36Epsll
Quer saber mais sobre o programa Escolas Sustentáveis? Acompanhe: https://www.facebook.com/ProgramaEscolasSustentaveis/
Coordenacão: Marilena Aparecida De Souza Rosalen
Contato: marilena.rosalen@unifesp.br
Confira algumas fotos do projeto abaixo.
FEEDBACKS E INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO:
O Programa fez a realização do CEnFor: Ciclo de Encontros Formativos, Jornada Desafios Educacionais, o Today's talk e Congresso Internacional Movimentos Docentes - realizados no âmbito do grupo Movimentos Docentes. Também obteu a finalização da pesquisa e dissertação de mestrado, de projeto de início de projeto de TCC e ICs. Contribuiu nas unidades curriculares e na introdução aos Estudos em Educação e Didática, na curricularização da extensão, na realização de projeto de divulgação científica e na participação em eventos.
A estimativa de participação de pessoas externas no Programa foi de 17.000, com 4253 professores da escola pública, 2.758 professores da escola privada, diversos estudantes de escolas públicas e privadas, assim como da Unifesp também, entre alunos de graduação e de pós.
https://www.facebook.com/ProgramaEscolasSustentaveis