A famosa frase "nada faz sentido na Biologia, exceto à luz da Evolução", de Theodosius Dobzhansky (1973) reflete a relevância da Evolução como eixo unificador das Ciências Biológicas, além da sua influência em outras áreas do conhecimento.
A necessidade de uma maior aproximação com a sociedade relativo a forma como conceitos evolutivos são discutidos no âmbito da universidade e ensino médio é crucial no contexto social contemporâneo, onde, frequentemente, informações científicas são distorcidas ou há exposição a propostas educacionais de natureza não-científica. Apesar do acúmulo de evidências que suportam a evolução das espécies, a teoria não é bem aceita ou compreendida por grande parte da sociedade.
Dentre os desafios do ensino de Evolução estão ideias intuitivas como essencialismo e teleologia, obstáculos cognitivos e resistências culturais e religiosas.
O presente projeto foi concebido dentro do contexto da curricularização de atividades de Extensão realizadas da Unidade Curricular Evolução do curso de Ciências Biológicas da UNIFESP-Diadema. O objetivo principal da extensão é avaliar e propor alternativas de ensino de Evolução evitando conceitos equivocados, comumente disseminados para alunos do ensino médio.
Os graduandos deverão formar grupos e elaborar questões que serão aplicadas a alunos do ensino médio. As questões devem contemplar assuntos sobre o conhecimento e entendimento de conceitos evolutivos bem como a interferência social no aprendizado.
Ao mesmo tempo, deverão elaborar um questionário para professores de ensino médio a fim de avaliar as principais dificuldades enfrentadas no ensino de Evolução em sala de aula. A partir dos questionários, os graduandos deverão sistematizar e fazer uma análise crítica das respostas obtidas. Com esses dados, os graduandos deverão propor estratégias para superar os equívocos e dificuldades levantadas.
Os resultados do projeto serão compilados em um relatório e um vídeo desenvolvidos a partir da participação de todos os graduandos da turma. O vídeo será disponibilizado em um canal do Youtube e divulgado, de maneira especial, para a comunidade envolvida na pesquisa.
A interação com a sociedade se dará pelas seguintes formas:
(i) na avaliação dos formulários preenchidos pelos dois públicos alvos: alunos e professores;
(ii) na divulgação de relatório e vídeo com os resultados sistematizados e propostas de ação sugeridas ao público escolar;
(iii) na apresentação do projeto em congresso aberto a comunidade.