Aprenda AQUI cadastrar um curso Lato Sensu pelo Workshop online, em três aulas.
_________________________________________________________________________________________________________________



O processo de credenciamento de Cursos Lato Sensu e de Aperfeiçoamento é feito pelo SEI + formulário de cadastro da intranet

Para saber documentos necessários, normas, prazos e demais informacões para credenciamento, é necessário acessar o Regimento Interno de Cursos de Lato Sensu e Aperfeiçoamento e as demais orientações nos links abaixo:

Orientações para preenchimento de formulário de credenciamento na Intranet + abertura de processo no SEI

Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento

Resolução de isenção de taxa de inscrição e matrícula

 
 

CREDENCIAMENTO


OBS: Para credenciamento é necessário enviar um email de manifestação de interesse para a Coodenadoria de Especializacão, antes de iniciar o processo. E-mail: especializacao@unifesp.br. Logo após, é necessário entrar na Intranet, acessar "sistemas", na barra de procura digitar "lato sensu" e clicar em "Oferta Lato Sensu" e em "credenciamento" para entrar no formulário e preencher todos os dados exigidos do curso. Após, salvar o documento para anexar ao processo SEI
Para recredenciamento
é utilizado o formulário de recredenciamento, que é retirado da Intranet. Entre na intranet, clique em acessar "sistemas", na barra de procura digitar "lato sensu" e clicar em "Oferta Lato Sensu", depois em "recredenciamento" e incluir as informações no formulário do curso. Após, salvar o documento para anexar ao processo SEI

OBS SOBRE PRAZO DE MATRÍCULA: Caso as matrícula sejam feitas pela CAEC, é necessário incluir um período de no mínimo 5 dias úteis para serem feitas, para isso, é necessário conferir com a secretaria da CAEC a possibilidade da participação.


tutorial

EM CASO DE CURSOS PAGOS O FLUXO DEVE COMEÇAR COM  O SETOR DE CONVÊNIOS E ADMINISTRATIVO DO CAMPUS, ANTES DA ABERTURA DE CREDENCIAMENTO, EXPLICADA ACIMA E ABAIXO, E VER NORMATIVAS NA RESOLUÇÃO 172/2019.

 

  • PARA ABRIR O PROCESSO NO SEI:

Clique em "novo processo", ao abrir o processo escolha: "Lato Sensu: Cadastro e Recadastro de Curso de Especialização e Aperfeiçoamento" 
Na especificação pode colocar o nome do seu curso. Na Classificação de assunto escolha o "141.2 Criação de Cursos (Pós Graduação Lato Sensu).
Nível de acesso público e salve, depois inclua os documentos e formulários exigidos.

  • PARA ADICIONAR OS DOCUMENTOS NO PROCESSO:

Após abertura do processo, é necessário inserir os três documentos abaixo:

  1. Formulário de credenciamento ou recredenciado da intranet (explicado acima)
  2. Formulário interno do SEI: "LATO SENSU: OFERTA E CREDENCIAMENTO"
  3. Formulário interno do SEI "LATO SENSU: INFORMAÇÕES DA ESPECIALIZAÇÃO E-MEC"

Para saber onde achar os formulários internos do SEI, veja o tutorial aqui.

Após inclusão de todos os documentos acima, é necessário colher as assinaturas digitais dos citados no formulário "lato sensu:oferta e credenciamento"


OBSERVAÇÕES ADICIONAIS:

1. Em caso de cursos que envolvam mais de um Unidade Acadêmica ou Unidade Universitária, será necessário incluir Ofício com a anuência de todas as instâncias envolvidas. 

2. A relação do corpo docente do curso deverá, no mínimo, atingir 50% (cinquenta por cento) de servidor(a) da UNIFESP. O curso que não atingir o mínimo de 50% (cinquenta por cento), deverá apresentar a justificativa, que será avaliada na CAEC e no COEC. (Considera-se corpo docente, os coordenadores dos cursos, os docentes dos módulos e das disciplinas.)


_______________________________________


  • EM CASOS DE RECREDENCIAMENTO, ADICIONAR OS DEMAIS DOCUMENTOS ABAIXO:


1. Relação do corpo do curso, inclua na lista: Nomes completo, E-mail, CPF, RF se for da Unifesp, Departamento que atua, Nome da instituição de vínculo, Titulação, Função dele no curso, Nome da disciplina ou do módulo que ele está vinculado no curso (caso for ministrante ou Coord de disciplina e Coord de módulo), e links de acesso ao currículos lattes de cada um deles, ou incluir no processo, em uma lista separada, os links dos lattes e nomes.

__________________________________________________________________________________________________

EM CASO DE CURSOS PAGOS FLUXO DEVE COMEÇAR COM  O SETOR DE CONVÊNIOS E ADMIISTRATIVO DO CAMPUS, ANTES DO CREDENCIAMENTO EXPOSTO ACIMA E VER NORMATIVAS NA RESOLUÇÃO 172/2019.

 

 

 

 

 

 

______________________________________________________________________________________________

GERENCIAMENTO E ORIENTAÇÃO DE INSCRIÇÕES E MATRÍCULA:


ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA:

Os candidatos possuem isenção de taxas de inscrição e matrícula, portanto para os candidatos que solicitarem, é necessário verificar se atendem os requisitos necessários para solicitação e observar os prazos e demais regularidades à serem adotadas:
Resolução de isenção de taxa de inscrição e matrícula 
Manual de Instruções para Isenção de Taxas 



ACESSO ÀS INSCRIÇÕES DO CURSO:

Para os candidatos terem acesso às inscrições do curso, eles precisam acessar o link da área do candidato e consultar os cursos disponíveis para inscrição: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/lato-sensu-informacoes/920-candidato
Eles deverão realizar a inscrição e pagar o boleto para a inscrição ser validada.


CONSULTA AOS CANDIDATOS INSCRITOS:

Para você consultar os inscritos validados, e visualizar os dados, documentos anexados e contato dos mesmos, basta entrar na Intranet: Sistemas > Oferta Lato Sensu > Recredenciameto > Aba inscrições.
Com o acesso à lista, você pode se organizar e ver as documentações em anexo
**Para obter o acesso ao contato dos candidatos para envio de informações e comunicar o processo seletivo, é necessário pedir a lista de contato à CAEC por e-mail: extensao.diadema@unifesp.br



ALTERAR O STATUS DO CANDIDATO NO SISTEMA (APÓS PROCESSO SELETIVO):

Após o fim do processo seletivo, será necessário entrar na Intranet, ir até sua área de "oferta lato sensu" e clicar em alterar o status dos candidatos para "Aprovado", "Suplente", "Reprovado", "Desistente". Para isso é necessário verificar o acesso está liberado para mudança de status, caso perceba que não há como selecionar a mudança, envie um email para especializacao@unifesp.br pedindo para habilitar a intranet para alteração do status dos candidatos.


GERAR LISTA DE APROVADOS PARA DIVULGAR:

Depois que ajustar o status de todos os candidatos da intranet, será necessário gerar o documento da lista de aprovados (no próprio local da intranet onde se tem a lista de candidatos), anexar esse documento no processo SEI do seu curso e encaminhar o processo para a Coordenadoria de Cursos de Especialização (Cursos Espec e Aperf). Com a lista em mãos eles liberarão a lista de aprovados no site de matrícula na data prevista no cronograma, e você pode orientar aos candidatos que vejam o resultado na data combinada e nos links abaixo, assim como eles já podem realizar a matrícula, ao ver o nome deles na lista de aprovados.


ORIENTAR SOBRE COMO SE MATRICULAR:

Os candidatos deverão entrar no link abaixo para conferir se foram aprovados, e clicar em seus nomes para realizar a matrícula:
Cursos de Aperfeiçoamento: https://sistemas.unifesp.br/acad/inscricao-lato-sensu/index.php?page=RSL&tipo=A
Cursos de Especialização: https://sistemas.unifesp.br/acad/inscricao-lato-sensu/index.php?page=RSL&tipo=E

Os candidatos deverão ler o edital de matrícula que está no site na área do candidato e realizar sua matrícula, conforme a equipe do curso determinar onde será realizada.



REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA:

A matrícula é feita pela equipe do curso, onde os mesmos irão definir como será feita, onde, prazos, com quem, horários e demais planejamentos, devendo obedecer os critérios e documentação estabelecidos no edital de matrícula (veja aqui).
Após a conferência de documentações e considerarem os candidatos aptos à matrícula, os dados dos mesmos devem ser repassado à Câmara de Extensão, para inserção no sistema.

Caso as matrícula sejam feitas pela CAEC, é necessário incluir um período de no mínimo 5 dias úteis para serem feitas, para isso, é necessário conferir com a secretaria da CAEC a possibilidade da participação.