SOBRE O PROGRAMA
O programa de Extensão Cientista por um Dia visa tornar conhecida as ações do campus Diadema na região. Para isso, ele oferece um programa de visitas pré-agendadas para escolas da educação básica, públicas e privadas, onde os(as) estudantes podem interagir com a cultura científica por meio de atividades investigativas, experimentais e lúdicas, nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática, nos laboratórios da universidade.
Desde o ano de 2017 este programa já recebeu mais de 3000 alunos e professores de educação básica para realizarem atividades nos laboratórios, produzidas e implementadas pelos estudantes de graduação da Unifesp.
Ter contato com a universidade e, mais do que isso, ter a possibilidade de realizar atividades experimentais em um laboratório, tem sido uma experiência enriquecedora para os estudantes da educação básica e uma experiência formativa significativa para os estudantes de graduação. As visitas têm possibilitado a vivência das atividades possibilitam a aprendizagem de conceitos científicos, além de vislumbrarem as diversas perspectivas científicas que existem no nosso dia a dia. Além disso, as visitas permitem que os estudantes conheçam a universidade pública, e reconheça-a como possibilidade para a continuidade de seus estudos.
PROJETOS DO PROGRAMA
A extensão universitária tem proporcionado uma aproximação da Universidade de diversos setores da sociedade, sendo uma destes a comunidade escolar da educação básica. Professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, através da participação em projetos e programas de extensão, experimentam novos modos e contextos educativos, que possibilitam diferentes abordagens pedagógicas. O projeto Aprendendo Biologia na Unifesp visa promover uma espaço de visitas de estudantes da educação básica para aprenderem Biologia em um laboratório da universidade, mediante a vivencia de atividades práticas experimentais Vice-Coordenador: Prof. Dr. Renato Barboza E-mail: renato.barboza@unifesp.br
Projeto que se insere no campo de estudos e pesquisas da Educação Química, visando promover a interação de estudantes universitários e estudantes de educação básica em situações de aprendizagem no laboratório da Unifesp. Os alunos das escolas públicas do município de Diadema são convidados para participarem de atividades experimentais investigativas que são planejadas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências. Partindo-se do pressuposto de que as atividades extensionistas possam ser espaços de socialização e troca de saberes entre a Universidade e a sociedade, esperamos contribuir tanto com a comunidade participante, quanto com a formação dos licenciandos que terão oportunidade de refletir sobre práticas pedagógicas em situações reais de ensino. Coordenadora: Profa. Dra. Helga Gabriela Aleme E-mail: hgaleme@unifesp.br Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Simone Alves de Assis Martorano E-mail: simone.martorano@unifesp.br O presente projeto encontra-se inserido no Programa "Cientista por um Dia", visando apresentar atividades que inter-relacionem a Física e a Matemática,em uma perspectiva investigativa, contribuindo na divulgação da articulação entre tais áreas. Para tanto, tais atividades serão realizadas com estudantes da educação básica, em visitas pré-agendadas aos espaços da Universidade Federal de São Paulo, com participação de licenciandos do curso de Ciências-Licenciatura e sob supervisão de docentes da Universidade. Coordenador: Prof. Dr. Leonardo André Testoni E-mail: leonardo.testoni@unifesp.br Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Patrícia Rosana Linardi E-mail: linardi@unifesp.br
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS - BIOLOGIA/QUÍMICA/FÍSICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO Tema: Habilidades da BNCC: Relacionar conceitos de mistura, solubilidade, densidade e reação química. Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar a diferença entre misturas homogêneas e hetereogêneas, além de demonstrar o funcionamento de um detergente. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=7oOQPGySrC4 Fisiologia Humana (sistema digestório) e Bioquímica Habilidades da BNCC: (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas. (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. Compreender o processo de digestão como um todo e enfatizar o funcionamento da bile e seu papel na quebra de gorduras no duodeno e observar o processo de emulsificação. Duração: 30/40 minutos 1) Como nosso corpo absorve gordura? - 1 colher de sopa de água; - Posicionar os dois copos lado a lado; Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar o processo de digestão total, para que os estudantes compreendam o funcionamento da bile e seu papel na quebra de gorduras no duodeno. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: Este vídeo tem o intuito de analisar um exemplo de transformação química por meio da reação de oxirredução. Para tal, são investigadas questões como: 1) a diferença entre os pregos apresentados; 2) o que pode ter ocasionado a alteração na cor do prego enferrujado; 3) a relação entre o prego enferrujado e 4) se o enferrujamento do prego ocorre somente com metais. Espera-se que os estudantes compreendam a transformação química através da reação de oxirredução. Autores: Thaís dos Santos Silva, Angeline Carvalho Pereira e Pedro Henrique dos Santos. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=8Woe_XOdYhw&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=11 Tema: Habilidades da BNCC: Analisar um exemplo de transformação química por meio da reação de oxirredução. Trazer outro objeto enferrujado que não tenha sido exposto diretamente ao ambiente e comparar com Espera-se que os estudantes compreendam a transformação química através da reação de oxirredução. Tema: Habilidades da BNCC: Caracterizar reações de ácido e base e compreender como a poluição se efetiva. Espera-se que os alunos identifiquem reações de ácido e base e compreendam como a poluição se efetiva. Tema: Habilidades da BNCC: Verificar as diferentes condições em que ocorre a corrosão do ferro e caracterizar a oxirredução como reação que ocorre por meio da transferência de elétrons. Espera-se que os alunos analisem as condições em que a corrosão do ferro ocorre e identifiquem a oxirredução como uma reação que ocorre através da transferência de elétrons. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Sinopse: Neste vídeo é trabalhado o conceito de densidade, exemplificando sua importância e aplicação do cotidiano, junto aos conceitos que estão atrelados a sua definição, como: volume, temperatura, massa e pressão, apresentando também as unidades de medida utilizadas. Autores: Rachel Helena Gachet Silva, Suellen Guerreiro Ruiz Santos e Erica Ferreira de Oliveira. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=B6P_XJGr0bY&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=10 Tema: Habilidades da BNCC: Esclarecer o conceito de densidade e sua aplicação no cotidiano. Etapa B: Etapa C: Etapa D: Espera-se que os alunos compreendam o conceito de densidade, bem como a sua aplicação no dia a dia. Além disso, espera-se que compreendam os conceitos de volume, massa, temperatura e pressão. Organizador do material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020. Fisiologia humana Habilidades da BNCC: (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. Demonstrar por meio da construção de um modelo experimental como o corpo humano se movimenta e quais são as estruturas do corpo responsáveis pela produção do movimento. Duração: 50 minutos 1) Que estruturas do corpo humano são responsáveis pela sua movimentação? - Um pedaço de caixa de papelão; Construção em conjunto de modelos que representem o sistema locomotor. Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar a integração dos diversos tecidos envolvidos na movimentação do corpo humano. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Sinopse: Neste vídeo é abordado o conceito de tensão superficial. Para tal, é discutido a respeito das forças intermoleculares/interações intermoleculares e a ligação de H. Além disso, é discutido acerca da estrutura química dos sabões e detergentes e demonstrado o que ocorre quando o detergente entra em contato com a tensão superficial. Organizador do Material: Sabrina Rodrigues, bolsista Pibex 2020. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=YGSP14xmRuo&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=7 Tema: Habilidades da BNCC: Demonstrar de forma simples e divertida, como funciona a tensão superficial da água e o que ocorre quando essa tensão é quebrada em contato com o detergente. Espera-se com a realização dessa atividade compreender o funcionamento do detergente, sua atuação, composição química e questões relacionadas a higiene, como o funcionamento de sabões e sabonetes. Espera-se também investigar a presença da química em nas mais diversas atividades cotidianas. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Este vídeo é realizado com o intuito de que os estudantes compreendam de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem e se reproduzir. Para tal, o experimento é realizado utilizando diversos pegadores e grãos. Alem disso, são discutidos questões como a adaptação de organismos ao ambiente em que vivem e como essas adaptações surgiram, bem como o conceito de seleção natural e como ela está relacionada com a evolução biológica dos seres vivos. Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020. Evolução Habilidades da BNCC: (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente. Compreender de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem e se reproduzir. Duração: 30/40 minutos 1) Por que os organismos são adaptados ao ambiente em que vivem? - Folha e lápis para registrar os dados; - Dispor todos os tipos de grãos em uma vasilha e misturar; Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem se reproduzirem bem como compreender conceitualmente como a seleção natural está relacionado com a evolução biológica dos seres vivos. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Este vídeo tem o intuito de investigar o processo de fermentação alcóolica, bem como verificar seus produtos finais, além de verificar a transformações químicas a partir da fermentação. Para tal, é investigado acerca das condições ideais para que a fermentação ocorra. Espera-se que os alunos discutam e investiguem as reações químicas geradas através do processo de fermentação alcoólica, as condições ideais para que ela ocorra bem como sua sua importância econômica e biológica. Organizador do material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=8U5HulLc9a8 Bioquímica Habilidades da BNCC: (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). Entender o processo de fermentação alcóolica, bem como verificar seus produtos finais (Álcool e CO2). Verificar a transformações químicas a partir da fermentação. Duração: 30/40 minutos Quais são as condições ideais para que a fermentação ocorra? - Fermento biológico seco; - Separar os alunos da bancada em pequenos grupos; Espera-se que eles bservem as reações químicas geradas por meio de um processo biológico, as condições ideais para que ela ocorra, além da sua importância econômica e biológica. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Nesse vídeo serão tratados, por meio de uma aula expositiva, os conceitos de estrutura da membrana plasmática, composição da membrana plasmática, osmose e concentração de soluções. Após, por meio de um experimento demonstrativo, será verificada a ocorrência da osmose em ovos de codorna em soluções com diferentes concentrações. Organizador do material: Giovanna Tonzar dos Santos, Letícia Reis Oliveira e Nathalia Stein Nery. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=luLr67ZPbSQ Biologia celular e Bioquímica Habilidades da BNCC: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Trabalhar os conceitos de estrutura da membrana plasmática, osmose e a concentração de soluções. Verificar a ocorrência de osmose em ovos de codorna em soluções de diferentes concentrações. Duração: 30/40 minutos 1) O que vocês esperam do primeiro resultado do experimento? - 3 ovos crus de codorna; - Colocar os três ovos no recipiente com tampa, colocar vinagre até cobrir os ovos, tampar e deixar por 24 horas; Espera-se discutir conceitos como a estrutura da membrana plasmática e a sua composição, além de investigar a ocorrência da osmose em ovos de codorna em soluções com diferentes concentrações. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Neste vídeo você encontrará um breve resumo do que é o DNA, do que ele é formado e quais são suas funções. Ao final, você também poderá fazer junto com a gente um experimento incrível de extração de DNA de uma cebola. Esse vídeo foi criado de forma lúdica, com desenhos, para facilitar e auxiliar a compreensão de um tema muito importante na biologia. Organizador do material: Amanda Boriero Tanajura, Mariana do Nascimento Novaes Silva e Luana de Lima Maciel. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=HWZ2npGIH3A&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=2 Biologia celular Habilidades da BNCC: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). (EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista. Discutir conceitos do DNA, bem como ele é formado e quais são suas funções, através da extração do DNA de uma cebola. Duração: 30/40 minutos 1) Por que amassar a cebola mesmo depois de corta-la? - Álcool gelado (deixar de um dia para o outro no congelador); - Cortar uma cebola em pedacinhos bem pequenos e depois amassar com um garfo até sair um suquinho; Espera-se que os estudantes compreendam o que é o DNA, do que ele é formado e quais são suas funções. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). O vídeo se inicia relembrando o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes que atuam na estrutura reprodutora. A nossa estratégia pedagógica é uma mistura de aula expositiva e investigativa pois além de expor para os alunos a matéria também é feito um experimento para que os mesmos possam ter um contato real com o conteúdo. Organizador do material: Julia Eduardo, Laura Lopes e Lucas Vivot. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=7TyA5HTz6kk&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=4 Botânica Habilidades da BNCC: (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). Discutir o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes que atuam na estrutura reprodutora. Duração: 30/40 minutos 1) Qual a diferença entre a reprodução sexuada e assexuada? - Papel sulfite para anotações; - Separar uma flor; Espera-se discutir o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes presentes nas estruturas reprodutoras. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Este experimento científico explica o que é um peroxissomo. No final, as observaçõessão espumas nos copos em que havia água oxigenada (ocorre devido à quebra do peróxido de hidrogênio ocasionada por causa da catalase, que está contida no peroxissomo). Organizador do material: Daiana Lima Costa, Giovanna Araujo Silva, John Lucas Alves e Marcello Franceschini. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=aeQlV4XMD5o&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=3 Biologia celular e Bioquímica Habilidades da BNCC: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Trabalhar o conceito de peroxissomo e observar que a formação de espumas nos copos em que contém água oxigenada ocorre devido a quebra do peróxido de hidrogênio. Duração: 30/40 minutos 1) O que acontece com as duas duplas? (Se for apontada a presença de espumas no copo com água oxigenada) - 4 copos descartáveis e transparentes (para fácil visualização) de 200ml; - Separar os copos em duplas; Espera-se discutir o conceito de peroxissomo e investigar que a formação de espumas nos copos em que contém água oxigenada ocorre devido a quebra do peróxido de hidrogênio, que é ocasionada por causa da catalase, que está contida no peroxissomo. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Neste vídeo é demonstrado um processo muito importante para alguns seres vivos: a fermentação! É a partir dela que é possível comer queijo, um pão fofinho, um vinho (para os adultos), dentre tantos outros alimentos. Através deste experimento é possível conhecer mais sobre este processo biológico, não se restringindo apenas a olhar para os organismos que fazem isso, mas também como o fazem! Assistindo ao vídeo, você conhecerá um pouco sobre a história da fermentação, a bioquímica e termoquímica por trás do processo, organização biológica dos fungos e como extra será apresentado um experimento de fácil acesso para que você possa reproduzir em casa! Organizador do material: Aretha, Estela Freitas, Letícia Godoy e Vitória Cristina. Biologia celular e Bioquímica Habilidades da BNCC: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Discutir a fermentação e conhecer mais sobre esse processo biológico. Duração: 30/40 minutos 1) Ao realizar o experimento quais observações você pode constatar (cheiro, cor, temperatura, consistência)? 2) Por que ambas as bexigas enchem, mas as espumas dos fracos são diferentes? 3) A reação do experimento do frasco com temperatura da água inicial igual à temperatura ambiente ocorre de fato? Se sim, as propriedades visuais do experimento se tornaram iguais ao do outro frasco em algum momento? 4) É possível extrair álcool a partir do substrato formado após a reação? Por que? 5) Você acrescentaria algo no experimento? O quê? 6) Por que a temperatura influencia na reação? 7) Aumentar a temperatura vai fazer com que a reação aconteça mais rápido? - Duas garrafas de 200 ml; - Preparar dois sistemas com diferentes temperaturas acrescidos de açúcar e homogeneizados; Espera-se discutir o processo biológico da fermentação, sem restringir o olhar apenas para os organismos que particiam, mas também como o fazem. Abordando a história da fermentação, a bioquímica e termoquímica por trás do processo, bem como a organização biológica dos fungos. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). Um dos tipos de transporte é o processo de osmose, que é a passagem do solvente de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado, sem o gasto de energia e também acontece com o objetivo de igualar a concentração de soluto e solvente no meio. O experimento demonstrado neste vídeo destaca esse processo quando ocorrer a comparação da batata controle que não está com nada em seu interior junto com as batatas que estarão com sal e açúcar, por meio desta experiência será explanado o conceito de osmose, assim com seu funcionamento tanto em células vegetais e animais, como também seus tipos de soluções, hipotônica, isotônica e hipertônica, explicando cada uma de maneira objetiva e ilustrativa, promovendo um ambiente mais interativo e assimilativo ao unir a prática com a teoria. Organizador do material: Elina Bruna, Mayara Farias e Geisa Machado. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=SjgOJ4FK_FA&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=5 Biologia celular e Bioquímica Habilidades da BNCC: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Compreender o processo de osmose, como ela ocorre e qual o seu objetivo. Duração: 30/40 minutos 1) O que aconteceu? - Duas batatas inglesas cruas; - Corte as batatas ao meio; Espera-se que os estudantes compreendam o processo de osmose, como ocorre, qual o seu objetivo e seu funcionamento, tanto em células vegetais e animais, como também seus tipos de soluções, hipotônica, isotônica e hipertônica. Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Biologia I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo). O vídeo presente tem como objetivo relacionar os fenômenos observados no experimentos com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água. Este vídeo não é comercial. As Cenas 3D foram extraídas do Mozaic Education (https://www.mozaweb.com/pt_BR/). Todos os direitos reservados a Mozaik Education. Organizador do material: Thalita Guimarães Novais e Andreia Barreiros. Link de acesso: https://youtu.be/QRVbRW3-lRI Botânica Habilidades da BNCC: (EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). Relacionar os fenômenos observados no experimentos com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água. Duração: 30/40 minutos Pode ser inserida algumas variáveis, como, por exemplo, a utilização de um secador, um soluto (sal) em um dos copos para observar as seguintes questões: 1) A água sobe ou não? 2) Se sim, sobe menos? Sobe mais rápido? - 3 rosas ou folhas de acelga; - Pegue a folha ou o caule da espécie escolhida e introduza na água; Espera-se que os alunos relacionem os fenômenos observados com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água. Sinopse: Neste vídeo o intuito é produzir uma cola a partir do leite e refletir coletivamente sobre os materiais poliméricos presentes nos alimentos, como a caseína e suas propriedades físico-químicas. Para tal, são investigadas questões como os impactos da indústria de adesivos ao meio ambiente, além dos componentes presentes nas colas produzidas industrialmente, se são danosos ao meio ambiente e os efeitos sociais e ambientais do consumo sem crítica. Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender o fenômeno. Organizador do Material: Alexandre Monteiro de Camargo, bolsista Pibex 2021. Tema: Habilidades da BNCC: O objetivo deste experimento é produzir uma cola a partir do leite e refletir coletivamente sobre os materiais poliméricos presentes nos alimentos, como a caseína e suas propriedades físico-químicas. Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender o fenômeno investigado a partir da discussão a seguir: As colas são utilizadas há milhares de ano para várias aplicações. As principais matérias-primas utilizadas no seu preparo eram de origem animal ou vegetal. Algumas das colas produzidas apresentam alto poder de adesão e a cola de carpetes, por exemplo, apesar de ser eficaz, pode apresentar problemas para a saúde por eliminar substâncias orgânicas voláteis. A caseína é a principal proteína presente no leite (aproximadamente 3% em massa), sendo um polímero natural muito solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. É utilizada para a fabricação de adesivos à base de água. As formulações de caseína são solúveis em soluções alcalinas e em água, porém sua solubilidade é afetada pela adição de ácidos que, pela diminuição do pH, reduz a presença de cargas na molécula, fazendo com que a sua estrutura terciária seja alterada, levando-a à precipitação. Com a redução do pH, ocorre a perda do cálcio na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado no soro. A formação do caseinato de sódio ocorre com a adição de bicarbonato de sódio e possui propriedades adesivas. Na indústria, a precipitação da caseína é favorecida pela adição de ácido clorídrico ou ácido sulfúrico ou ainda pela adição da renina, que é uma enzima presente no estômago de bovinos. Quando a precipitação da caseína visa à produção de alimentos, como o queijo, são utilizados microrganismos que produzem ácido lático, a partir da lactose. Com esta atividade os alunos poderam observar que é possível produzir, eficientemente, produtos a partir de matérias-primas naturais, obtendo-se resultados comparáveis aos produtos industrializados. A interdisciplinaridade da atividade também deve ser enfatizada, para explicar os processos químicos e suas reações bem como os processos biológicos. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Este vídeo tem o intuito de demonstrar aos estudantes uma simulação do funcionamento do pulmão humano durante o processo de inspiração e expiração realizado pelo sistema respiratório, através da confecção de um modelo de pulmão artificial. Para tal, são investigadas questões como: 1) a forma que ocorre o movimento dos pulmõesque e 2) o significado de inspiração e expiração. Espera-se que os alunos simulem como partes do sistema respiratório funcionam para melhor compreendê-lo, além de compreenderem que a respiração humana consiste em um processo contínuo de inspiração-expiração, envolvendo o sistema respiratório. Organizador do Material: Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, bolsista Pibex 2020. Link de acesso: https://youtu.be/kZXJWQJYMpE?si=lcCr75G6Y5nms8HL Fisiologia humana Habilidades da BNCC: (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. Demonstrar aos alunos uma simulação do funcionamento do pulmão humano durante o processo de inspiração e expiração realizado pelo sistema respiratório, através da confecção de um modelo de pulmão artificial. Duração: 30/40 minutos 1) Como ocorre o movimento dos pulmões, levando à entrada e à saída do ar, quando respiramos? - 3 balões ou bexigas. - Cortar o fundo da garrafa PET com auxílio de um estilete; Espera-se discutir e investigar as reações químicas geradas através do processo de fermentação alcoólica, as condições ideais para que ela ocorra bem como sua sua importância econômica e biológica. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Sinopse: Neste vídeo é investigado acerca da constituição da matéria e a formação de substâncias a partir de reações de oxidação, introduzindo aspectos relativos ao cotidiano. Para tal, são investigadas questões como o motivo da mudança de coloração na solução com refrigerante, a adição de água oxigenada, além da diferença entre os íons de ferro existentes e o fenômeno da oxidação. Espera-se que os alunos consigam identificar se a composição de uma esponja de aço contém ferro e o que ocorre com ela na presença de determinados produtos. Organizador do Material: Sabrina Rodrigues, bolsista Pibex 2020. Tema: Habilidades da BNCC: Investigar a constituição da matéria e a formação de substâncias a partir de reações de oxidação, introduzindo aspectos relativos ao cotidiano. Espera-se com a realização deste experimento, que os alunos consigam identificar se a composição de uma esponja de aço contém ferro, e o que ocorre com ela na presença de determinados produtos. Em meio ácido (refrigerantes de limão contém ácido cítrico) ocorre a dissolução de íons ferro. Com a adição da água oxigenada (H2O2), os íons ferro passam para íons Fe3+ o que é indicado pela coloração amarelada. Se adicionarmos soda cáustica à solução, esta irá adquirir tonalidade avermelhada pois os íons Fe3+ passarão a hidróxido de ferro. Fe2+ (aq) + 2H O (aq) + H+ →Fe3+ (aq) + (OH-) (l) + •HO (solução amarela) 3 Fe3+ (aq) + (OH-) (l) → Fe(OH) (aq) (solução avermelhada) Espera-se que o alunos, a partir de seu cotidian, possam identificar à presença de íons ferro na água, suas influências e efeitos na saúde humana. Também no dia-a-dia o escurecimento da maçã quando cortamos; a ferrugem do portão; o efeito da maresia etc. Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão. Sinopse: Neste vídeo as reações de combustão são retratadas, indagando os estudantes a pensarem na função do pavio da vela, bem como ocorre a combustão dentro do copo, entre outras questões. Espera-se que através deste experimento os estudantes compreendam o que é necessário pra que a combustão ocorra. Por fim, espera-se que os alunos sejam capazes de entender a técnica de abafamento. Organizador do Material: Sabrina Rodrigues, bolsista Pibex 2020. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=sXA2XuhZuaM&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=6 Tema: Habilidades da BNCC: Caracterizar reações de combustão. Etapa 1: Acenda uma das velas e fixe-a sobre o suporte, em seguida escolha o copo médio e coloque sobre a vela acesa, utilize o cronômetro para marcar o tempo que a vela permanece. Quando a vela se apagar, prossiga para a etapa seguinte. Etapa 2: é basicamente igual a etapa 1, o que vai mudar é o tamanho da área. Acenda a outra vela, fixando-a no suporte, e cubra com o copo grande. Com o auxílio do cronômetro, marque o tempo em que a vela permanece em combustão. A explicação do fenômeno pode começar com a seguinte pergunta: Para acender uma chama na churrasqueira nós assopramos a chama, todavia, quando queremos apagar a vela nós assopramos para interromper a reação de combustão? Por quê? Parafina + oxigênio → gás carbônico + água 2 C22 H46 + 67 O 2 → 44 CO 2 + 46 H 2 O As velas são compostas por parafina, esta substância é um dos produtos do fracionamento do petróleo, dizemos então o vapor da parafina que é o combustível, por isso que ao assoprar apagamos a vela, pois deslocamos o vapor de parafina para longe e sem combustível a reação termina). Já o pavio exerce a função de ser queimado para produzir fogo, portanto é a fonte de CALOR. E como para haver combustão é preciso um COMBURENTE, o oxigênio presente no ar exerce esse papel. Link de Acesso: Em breve Tema: Habilidades da BNCC: Entender conceitos básicos de termoquímica e observar uma reação exotérmica. Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar o processo de liberação de energia na forma de calor através de uma reação exotérmica, para que os estudantes adquiram conhecimentos básicos de termoquímica. Link de Acesso: Em breve Tema: Habilidades da BNCC: Entender conceitos básicos de reações químicas, termoquímica e observar a formação de produto. Espera-se com a realização dessa atividade discutir e investigar o processo de geração de gás carbônico através da reação de vinagre com bicarbonato de sódio. Também é possível investigar o processo de absorção de energia na forma de calor, de forma que os estudantes adquiram conceitos básicos de uma reação química e termoquímica. Organizador do Material: Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=PMaAy6f0wKk Zoologia (mastozoologia) Habilidades da BNCC: (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno. (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz. Investigação da história evolutiva do ouvido nos mamíferos. Investigação da produção, captação e propagação do som. Duração: 30/40 minutos 1) Por que conseguimos ouvir o som com os ossos do crânio? - Um disco de vinil; - Tesoura/Estilete. - O suporte pode ser feito com um disco de papelão com um furo central. Desenhe no papelão o formato de uma disco, e recorte. Faça um pequeno corte no centro, no qual será introduzido o lápis. Para o alcance dos resultados esperados é importante que o lápis fique fixo no disco de papelão, para tal pode ser necessário à utilização colas ou o que julgar necessário. Esperamos que os alunos consigam compreender a história evolutiva do ouvido dos mamíferos, de modo a identificar as relações evolutivas entre os seres vivos e os processos e mecanismos evolutivos que moldam, selecionam e produzem estruturas extremamente complexas como o ouvido humano. Nesta atividade, os alunos deverão compreender e representar graficamente as partes do sistema digestório humano, identificando seus órgãos e estruturas e compreendendo suas funções. Utilizando torsos e atlas, a atividade proporcionará a oportunidade dos alunos explorarem a anatomia e fisiologia do sistema digestório, promovendo uma compreensão mais profunda dos processos envolvidos na digestão e nutrição do organismo humano. Organizador do Material: Carla Valéria Soares e Gustavo Cesar Gonçalves Fisiologia humana Habilidades da BNCC: (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas. Conhecer os órgãos e estruturas envolvidas no sistema digestório, sabendo identificá-los. Perceber que além do trato gastrointestinal há estruturas acessórias que participam da digestão. Saber que o alimento ingerido passa por transformações durante várias etapas da digestão para gerar energia. Duração: 40 minutos 1) Como nosso corpo obtém energia para manter-se? - Torso; - O grupo será dividido de acordo com a quantidade de torços disponíveis, pois com este recurso ficará mais dinâmico para investigar as perguntas a seguir: Acredita-se que os alunos não vão definir que a digestão inicia-se na boca com a mastigação e a ação de enzimas das glândulas salivares, que não é apenas o estômago que digere os alimentos e que não saberão diferenciar ou identificar a maioria dos órgãos apontados pela atividade. Presume-se que após a discussão em grupo estas controvérsias sejam suprimidas e que percebam a importância de uma boa mastigação, que reconheçam que há estruturas acessórias que auxiliam a digestão, que são tão importantes quanto as estruturas do trato gastrointestinal e que poderão localizá-las. Neste jogo, os alunos irão simular um ambiente desconhecido povoado por seres também desconhecidos, cada aluno representando um habitante desse planeta. Cada habitante possui atributos como força física, velocidade, adaptabilidade respiratória e tamanho, além de características de transmissão hereditária. Os alunos enfrentarão adversidades que resultarão no extermínio de partes da população, representando a seleção natural em ação. O objetivo é que, ao final do jogo os alunos compreendam que a evolução biológica não está relacionada, necessariamente, com o avanço ou o aperfeiçoamento de uma característica, mas sim com mudanças nas suas frequências ao longo do tempo. Organizador do Material: Francini Martinez, Priscilla Marchetti Furlan e Vitor Silveira Evolução Habilidades da BNCC: (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente. (EM13CNT205) Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências. Possibilitar o estudo e a compreensão de como ocorre a evolução e distinguir os meios que levam a este fenômeno. Promover a interação entre os alunos e participação ativa nas tarefas propostas. Demonstrar, por meio de simulação com atuação dos próprios alunos, um fenômeno que não é passível de estudos em aulas práticas. Estimular a capacidade analítica dos alunos, levantando dados e formulando teorias a partir dos resultados do jogo. Duração: 40 minutos 1) É correto dizer que a evolução biológica age nos organismos promovendo aperfeiçoamento e melhorias? - Lousa e giz para anotações da investigação inicial e acompanhamento dos resultados do jogo; O jogo se passa em um ambiente desconhecido, com uma população de seres também desconhecidos. Neste cenário, cada aluno representará um habitante do planeta, que possui atributos e características pré-determinados, conforme segue: SEXO: Macho ou fêmea, ambos de reprodução sexuada. Ao final da prática, os alunos devem compreender que evolução não representa nem promove avanço ou aperfeiçoamento; que todos os indivíduos em determinado meio estão em mesmo nível de adaptação. Devem também entender que evolução não é sinônimo de diversidade, e sim que proporciona mudanças na população ao longo do tempo, causadas principalmente por seleção natural. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS - BIOLOGIA/QUÍMICA/FÍSICA REALIZADAS EM LABORATÓRIO Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=9eHHCsT9dDw Ciclose da Elódea: https://youtu.be/9eHHCsT9dDw?si=X2tsWzxEeXz0Wb4O Biologia Celular Habilidades da BNCC: (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). (EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista. Verificar a diferença da célula vegetal e animal. Observar a ciclose da folha da Elodea sp. Duração: 30/40 minutos 1) Existem diferenças entre os dois tipos de células? Em caso positivo, quais? - Microscópio; Observando células da Elódea sp.: Observando células da mucosa bucal: Permitir que os alunos observem e comparem os dois tipos de células, discutindo suas diferenças. Link de Acesso: https://youtu.be/WDsKM1NZsiE?si=i140Px77OEIn9KgS Zoologia Habilidades da BNCC: (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem. (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). (EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta. Conhecer e preservar as espécimes que estão próximas (no jardim, na escola). Compreender a importância dos insetos e ouros artrópodes. Identificar os principais grupos de insetos. Observar no estereoscópio animais fixados que estão na bancada. Chave de identificação de insetos. Duração: 30/40 minutos 1) O que é um inseto? - Lupa; A aplicação foi em torno da observação de artrópodes em lupas. Antes da observação, propriamente dita, nós fizemos questões investigativas à eles. Logo após os alunos usaram uma chave de identificação para reconhecê-los. Despertar o interesse dos alunos sobre os artrópodes. Compreensão do que são insetos e seus principais grupos. Desmistificar que inseto é algo ruim. Link de Acesso: https://youtu.be/tJGfpJ1OsEc?si=Xl_zoXKWzjqB7rsw Botânica Habilidades da BNCC: (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). Separar e identificar alguns pigmentos dos cloropastos por meio da técnica de cromatorafia em papel. Compreender que a cor das folhas das plantas é o resultado de uma mistura de diferentes pigmentos. Relacionar pigmentos com a cor e a fotossíntese. Duração: 30/40 minutos 1) O que faz com que as plantas tenham cores diferentes? Por que as folhas são verdes e as flores são de outras cores?Qual a cor predominante das plantas? Existem plantas de colorações diferentes? - Almofariz; - Corte as folhas e coloque-as no almofariz, amassando-as com o pistilo; Essa atividade investigativa desenvolve a percepção sensorial dos alunos permitindo-lhes investigar fatos por meio de experiências diretas e simples. Assim, esperamos que através dessa atividade proposta e das discussões realizadas os alunos entendam que os vegetais possuem diferentes pigmentos na sua composição, que identifiquem o pigmento verde como a clorofila e compreendam as etapas envolvidas na técnica da cromatografia. Experimento 1 (amido): https://youtu.be/czHd-MLOGYA?si=mxgRPTztiydf55jr Experimento 2 (proteínas): https://youtu.be/w523HJNSz_w?si=sAwM-JP-aC2S9qj4 Experimento 3 (gordura/lipídeos): https://youtu.be/yfWnID4FmZQ?si=Q9BevmLEhDffdhm- Bioquímica Habilidades da BNCC: (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). (EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar. Identificar e observar os três principais grupos macromoléculas (carboidratos, proteínas, lipídios) que participam da nossa alimentação. Duração: 30/40 minutos 1) Quais são as três principais macromoléculas presentes na nossa alimentação? 2) De maneira resumida, qual a função principal de cada uma no nosso corpo? - Iodo líquido; Experimento 1 (carboidratos): os alunos irão ser divididos em cinco grupos, terão de colocar um punhado de cada alimento (batata, pão, arroz, açúcar refinado e alface) em uma placa petri por grupo e aplicar duas gotas de iodo em cada amostra. Experimento 1: os alimentos em que devemos observar a diferença na coloração do iodo de amarelo para preto são: batata, pão e arroz devido a presença de amido que reage com o iodo. Link de Acesso: https://youtu.be/IruvjX-vYd8?si=KFZfbFgPh9MjIILg Bioquímica Habilidades da BNCC: (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.). O objetivo desta atividade é analisar a ação da temperatura elevada e da acidez sobre a atividade das proteínas. Duração: 30/40 minutos 1) O que você observou? Levante uma hipótese para explicar o ocorrido. 2) Porque usamos caldo de abacaxi para amolecer carnes? - 2 placas de Petri; - Verifique o grau de acidez do abacaxi colocando-o em contato com o papel tornassol e responda: o meio é ácido ou alcalino? Espera-se analisar a ação da temperatura elevada e da acidez sobre a atividade das proteínas. Bioquímica e Botânica Habilidades da BNCC: (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. Elaborar questionamentos sobre temas científicos envolvidos no cotidiano de cada indivíduo. O aluno investigará o processo da fotossíntese e o principal pigmento responsável pelo fenômeno natural. Duração: 20/30 minutos 1) Será que existe algum pigmento responsável pela fotossíntese? - Data show; Parte 1 - Observação da Elódea: Parte 2 - Extração da clorofila: Levar o aluno a investigar se o fenômeno da fotossíntese existe e o que faz ele acontecer. Bioquímica Habilidades da BNCC: (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. Medir o pH de alimentos e substâncias de consumo do cotidiano dos alunos. Analisar e comparar os dados obtidos nas medições. Identificar através das escalas de pH mostradas as substâncias ácidas, neutras e alcalinas. Duração: 30/40 minutos 1) O que é uma substância ácida? - 5 béqueres; - Escolher uma substância e despejar um pouco no béquer; Espera-se levar o aluno a identificar quais substâncias são mais ácidas que as outras e a partir da teoria explanada oralmente e das hipóteses levantadas verificar as relações da acidez com os problemas de saúde. PODCASTS SOBRE FAKE NEWS - QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA Será que tudo que está por aí é verdade? O grupo do WhatsApp sempre mostra informações verdadeiras? Bora conversar um pouco sobre noticias compartilhadas nas redes sociais e a química de verdade por trás delas. Alexandre Monteiro de Camargo Ana Caroline Guedes de Sousa Camilla Turcci da Silva Rafaella Gogora Pereira Discussão sobre as notícias falsas sobre o desenvolvimento da vacina do covid-19. Informações e detalhes de como está sendo o processo, a fim de imunizar a população brasileira. Lorrany Leal Siqueira Vamos conversar um pouco sobre vacinas, como elas agem no nosso corpo e porque não devemos acreditar nas informações falsas disseminadas pelo movimento antivacina. Divulgaremos informações respaldadas cineticamente através de artigos científicos e informações de órgãos de saúde e especialistas. Ana Paula Carneiro Santana Letícia Santigado de Amorim Thalita Santiago No episódio "Vai uma Cloroquina aí?" do nosso podcast vamos trazer informações sobre o uso indevido de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. Esses medicamentos não possuem eficácia comprovada no combate à doença e, em contrapartida, trazem efeitos adversos e prejudiciais aos pacientes. Reforçamos durante o podcast a importância de buscarmos fontes seguras para nos informarmos sobre as notícias que estão circulando nas redes, antes de compartilhar as mesmas e disseminar fake news por aí. Fique ligado! Leandro Barros de Sousa Nathalia Stein Nary Duas colegas se encontram na cafeteria e levantam uma questão. Quando percebem que não encontraram nenhuma resposta para entender melhor aquilo. Resolvem ir atrás da professora na sala de aula! Bruna de Oliveira Menezes Erica Ferreira de Oliveira Queren Hapuque Ferreira Machado de Amorim Neste podcast vamos falar sobre vacinas e sobre uma fake news que está circulando sobre os efeitos da vacina contra a COVID-19 no nosso corpo. Letícia Reis Oliveira Sabrina Ferreira dos Santos Nesse episódio desmentidos a "fake news das máscaras" e falamos um pouco sobre fake news e legislação. Edson Cardoso Morais Junior Neste episódio único para a Unidade Curricular Práticas Pedagógicas II, Felipe Guimarães e Miguel Rubio, da trajetória de Biologia do curso de Ciências da UNIFESP campus Diadema, trazem o jornalista e professor Fernando Geronazzo para um questionamento sobre a natureza das notícias falsas, as fake news, com foco em uma em particular: o consumo de álcool protege contra a COVID-19; e trazem ciência para o ataque às fake news. Felipe Guimarães Miguel Rubio “Médicos alemães descobriram que mortes por coronavírus são causadas por uma bactéria e que a Covid-19 é amplificada pelo 5G". Nesse podcast trataremos os conceitos científicos para desmistificar essas (des) informações que são amplamente compartilhadas nas redes sociais. Camila Freitas Gabriela Fernanda Brito de Oliveira Nathani Gabrielly Silva Negreiros Neste episódio desmentimos a notícia falsa de que Bill Gates estaria planejando implantar microchips através da vacina da covid. Além disso, explicamos de uma forma simples e didática sobre o que é uma vacina e como ela funciona. Raiany Silva de Sousa Andressa Luz Sampaio Podcast criado para abordar temas pertinentes ao nosso cotidiano com uma abordagem científica e acessível, voltado para o ensino de química. Bruna Gimenez Henrique Leite Luiz Weisheimer Renata Figueiredo Alertando você contra as receitas caseiras que não são a cura pro vírus mais temido do momento. Bruna Letícia Daiane Machado Jessyca Nista Olá! Esse podcast pertence à Unidade Curricular Prática Pedagógica II, do curso de Licenciatura em Ciências, da Universidade Federal de São Paulo. Ele foi elaborado pelos discentes Lucas Vivot e Veridiana Bitencourt. Vamos falar de Ciências! Lucas Marino Veridiana Bitencourt Tratamos da fake news que relaciona a vitamina D como um possível tratamento para a Covid-19. Beatriz Lippi Gabrielle Brunatti Nathalia Vitrio Gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao Fernando J. Guilger, mestrando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, por ter ajudado ao grupo com algumas informações da área da saúde. Marina Chacon Rodrigo dos Santos Yasmin dos Santos Nesse episódio desmentiremos a fake news que afirma que o vinagre é um agente antibacteriano melhor que o álcool. Nicole Santana Assunto importante sobre o que andou circulando sobre o uso de ClO2. Wslany de Melo © 2013 -
2024
Universidade Federal de São Paulo - Unifesp Câmara de Extensão e Cultura • Campus Diadema Funcionamento presencial somente às quartas. Remoto no restante dos dias. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Pró-Reitoria de Extensão Campus Diadema Programa de Extensão Centro Aprendiz de Pesquisador Diadema
Aprendendo Biologia na Unifesp
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Maria Santos Gouw
E-mail: ana.gouw@unifesp.br
Aprendendo Química na Unifesp
Aprendendo Física e Matemática na Unifesp
Química: Lâmpada de Lava
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de solubilidade, mistura, densidade e reação química e, posteriormente, é investigado acerca das diferenças de misturas homogêneas e heterogêneas, bem como o motivo de a água não se misturar com o óleo e o funcionamento do detergente.
Organizador do Material: Alexandre Monteiro de Camargo, bolsista Pibex 2021.
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Biologia: Digestão dos alimentos
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Neste vídeo é realizado uma introdução ao processo de digestão dos alimentos, no sentido de como ocorre a degradação dos alimentos e absorção dos nutrientes pelo organismo, bem como os devidos processos de digestão mecânica e química e as enzimas e sucos necessários e que fazem parte do processo de digestão. Após a introdução do processo de digestão como um todo, o foco se dá em abordar o funcionamento da bile e seu papel na quebra de gorduras no duodeno, onde posteriormente é feito um experimento para se observar de maneira muito semelhante o processo de emulsificação responsável pela quebra dessas gorduras nessa porção do intestino delgado.
Organizador do Material: Alana Leite Catuzzati e Luciano Medina de Oliveira.
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) Qual secreção é responsável pela quebra de gordura?
3) Como se dá o processo da quebra de gordura? Qual nome se dá a esse processo?
4) Por que as fezes não se parecem com os alimentos que foram ingeridos nas refeições?
Materiais Necessários
- 1 colher de sopa de detergente;
- 1 colher de sopa de óleo.
Procedimentos
- Acrescentar água até a metade dos dois copos;
- Adicionar em cada um deles uma colher de sopa de óleo;
- Escolher um deles para mexer e adicionar um pouco de detergente (algumas gotas ou fios);
- Mexer e então observar o que acontece.
Resultados Esperados
Química: Transformações Químicas
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
o prego enferrujado.
Materiais Necessários:
Procedimentos:
o terceiro 20 ml de água oxigenada;
que contém água até atingir a coloração roxa;
permanganato de potássio;
Resultados Esperados:
Química: Chuva ácida
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo é realizado uma contextualização de reações ácido-base e objetiva-se que os estudantes compreendam como a poluição se efetiva. Inicialmente é abordado conceitos como chuva ácida, reação química, além de ácidos e bases de Bronsted-Lowry. Posteriormente, após a realização do experimento investiga-se teoricamente o fenômeno da chuva ácida e o seu efeito destrutivo para a natureza.
Autores: Gabriel Ferreira Rocha, Hillary Victoria França de Souza e Luanna Madalena Lima Celestino.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=1dfFNrEUNQg&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=8
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Química: Corrosão
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Prática Pedagógica de Química I, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente é verificado as condições necessárias para que a corrosão do ferro aconteça, além de definir o que é uma reação de corrosão. Para tal, serão abordados conceitos de reações de oxirredução e o funcionamento de suas duas etapas (oxidação e redução). Posteriormente, o fenômeno da corrosão é investigado ao decorrer do experimento.
Autores: Brenda Bondezan e Juliana Dariva Morganti.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=jnVFIAxXQQc&list=PLIkDZjBUeQEtHdVHvBgF_yVm2niJtBqOO&index=9
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Química: Entendendo a densidade em nosso dia a dia
Sinopse, Autores e Link de Acesso:
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
recipiente?
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Etapa A:
Resultados Esperados:
Biologia: Sistema locomotor
Sinopse e Organizador do Material
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2020, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Neste vídeo, é demonstrado como um corpo se movimenta e quais estruturas responsáveis por sua movimentação, para que posteriormente seja investigado acerca do controle do movimento em determinadas partes do corpo, além das funções que os ossos, articulações, músculos e sistema nervoso exercem na produção do movimento.
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) Por que conseguimos controlar o movimento de determinadas partes do corpo e de outras não?
3) Qual a função dos ossos, músculos, articulações e sistema nervoso na produção do movimento?
Materiais Necessários
- Estilete e tesoura;
- Lápis;
- Borracha;
- Canudinho de papel ou plástico;
- Uma bexiga;
- Régua;
- 1 Palito de churrasco;
- 1 folha de caderno.
Procedimentos
Resultados Esperados
Química: Corrida brilhante
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso:
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Biologia: Seleção natural
Sinopse e Organizador do Material
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) Como essas adaptações surgiram?
3) O que é seleção natural?
Materiais Necessários
- Objetos que representem diferentes tipos de bicos das aves (exemplos: pregadores de roupas, pinça de sobrancelhas, pegador de macarrão, presilhas de cabelo, hashi);
- Tipos diferentes de grãos ou sementes (exemplos: feijão, arroz, grão de bico, milho, semente de girassol, semente de abacate);
- Um recipiente para dispor os grãos.
Procedimentos
- Escolher o objeto que representará o bico de um pássaro;
- Em 30 segundos os alunos deverão pegar o máximo de grãos com o bico selecionado e reservar;
- Contar quantos grãos foram possíveis pegar com o bico escolhido e anotar os dados no na folha;
- Escolher outro bico (que ainda não tenha sido utilizado) repetir o procedimento anterior;
- Repetir a dinâmica de acordo com a quantidade de tipos diferentes de bicos providenciados pelos alunos.
Resultados Esperados
Biologia: Fermentação alcoólica
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
Materiais Necessários
- Água em temperatura ambiente;
- Água Morna;
- Sal;
- Açúcar;
- Farinha de trigo;
- Amido de milho;
- Erlenmeyer 250 ml ou garrafa pet pequena;
- Bexiga.
Procedimentos
- Entregar a cada grupo 1 erlenmeyer , 1 bexiga;
- Pergunte a eles quantos já observaram alguém fazer ou já fizeram pão e a partir das respostas comentarem que a atividade do dia será entender a fermentação alcóolica, que é o processo responsável pela produção do pão e de outros produtos que consumimos. Informe que cada grupo terá que investigar “quais são as condições ideais para que a fermentação ocorra?”;
- Explique que cada grupo poderá escolher apenas 3 ingredientes da bancada e a escolha dos ingredientes deverá ser justificada em momento posterior e explique que eles farão uma investigação, analisando as condições que eles acreditam ser ideais;
- Após a escolha dos ingredientes e de deixarem a mistura no erlenmeyer com a bexiga na “boca” da vidraria por um tempo descansando, pergunte aos alunos o que cada grupo colocou em seu experimento e quais foram os motivos de sua escolha, promova uma discussão a partir das respostas dos alunos;
- Peça que eles observem quais transformações químicas eles conseguem identificar a partir do experimento, por exemplo, o calor produzido pela reação, a formação de gás (nesse caso gás carbônico) e após retirem a bexiga sentirem o cheiro do álcool que foi produzido nessa reação.
Resultados Esperados
É esperado que aqueles que coloquem em seu recipiente o fungo com uma fonte de energia (açúcar, farinha ou até o amido) e a água morna, consigam ter a reação da fermentação, já que a bexiga ficará cheia por conta dos gases que serão liberados e o conteúdo no interior do recipiente crescerá.
Biologia: Osmose em ovos crus de codorna
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) Quais efeitos o vinagre terá sobre os ovos?
3) Quais hipóteses vocês podem levantar sobre o que acontecerá com cada ovo (em solução hipertônica, hipotônica e isotônica)?
4) Como podemos saber se a osmose realmente ocorreu nos ovos? O que precisamos observar?
5) Por que, neste experimento, é necessário mergulhar os ovos no vinagre por 24 horas?
6) De acordo com os resultados, a membrana que envolve o ovo é permeável à água? E ao açúcar?
Materiais Necessários
- Vinagre de vinho branco, de maçã ou de álcool;
- Açúcar;
- 1 recipiente de plástico transparente com tampa;
- 3 copos de plástico transparentes;
- 3 etiquetas ou fita crepe;
- 1 colher de sobremesa;
- Lápis;
- Água destilada ou de torneira;
- Soro fisiológico (solução salina a 0,9%).
Procedimentos
- No outro dia, colocar em cada copo descartável água com açúcar, soro e água de torneira com as respectivas etiquetas nomeando cada solução;
- Retirar os ovos do vinagre e colocar um em cada copo. Aguardar por duas horas;
- Observar o que aconteceu em cada ovo de cordorna.
Resultados Esperados
Biologia: DNA - conhecendo o que todos os seres vivos compartilham
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) Por que adicionar álcool gelado no experimento?
3) O que o detergente faz com o DNA?
4) É possível observar a estrutura de dupla hélice do DNA? justifique.
Materiais Necessários
- Água;
- Cebola pequena;
- Colher de sopa;
- Garfo e faca;
- 2 copos de vidro;
- Coador de café ou peneira;
- Detergente neutro;
- Sal de cozinha;
- Plástico filme ou outro objeto para tampar o copo;
- Pote com gelo.
Procedimentos
- Esquentar um pouco de água e colocar em um copo de vidro. O volume da água deve ser de 1/3 do copo;
- Colocar uma colher de detergente neutro, duas pitadas de sal e a cebola picada com o caldinho;
- Tampar o copo com plástico filme, ou qualquer outra coisa que não deixe que o calor escape do copo. Deixar descansar por 20 minutos;
- Depois de 20 minutos, colocar o copo com a solução em uma panela com água e esquentar em fogo baixo por 5 minutos. (não esquentar a água antes) ;
- Com cuidado, retirar o copo da água e peneirar a solução em outro copo limpo;
- Colocar esse copo em um pote com gelo e colocar no congelador por 5 minutos;
- Devagar, adicionar o álcool gelado. A quantidade de álcool adicionada deve ser igual ao volume da solução do copo;
- Ver o que acontece.
Resultados Esperados
Biologia: Reprodução sexuada das Angiospermas
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) Quais são as partes protetoras e reprodutoras da flor?
3) Qual a especificação da parte feminina e masculina?
Materiais Necessários
- Uma flor que possua as partes bem visíveis.
Procedimentos
- Retirar as pétalas da flor e conforme for retirando demonstrar aos alunos o que são as sépalas, pétalas, componentes do androceu e a parte feminina da flor (gineceo);
- Relembrar cada uma das partes da flor e do que são compostas.
Resultados Esperados
Biologia: Quais tipos de células possuem peroxissomso?
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) Por qual motivo há a presença de espumas no copo com água oxigenada?
3) Qual enzima está presente para que a espuma aconteça? Qual sua aplicação no experimento?
Materiais Necessários
- Pedaços de fígado bovino ou de ave;
- 1 potinho de 100ml de água oxigenada de 10 volumes;
- Pedaços de batata crua;
- Água de torneira.
Procedimentos
- Na primeira dupla, colocar pedaços de batata em um copo e pedaços de fígado em outro; ocupar somente 1/3 do copos;
- Adicionar água de torneira em ambos os copos até a metade deles;
- Na outra dupla, adicionar os pedaços de batata em um copo e pedaços de fígado em outro; ocupar somente 1/3 dos copos;
- Adicionar água oxigenada em ambos os copos até a metade deles;
- Observar o que acontece com as duas duplas.
Resultados Esperados
Biologia: Fermentação alcoólica e termoquímica - uma proposta interdisciplinar
Sinopse e Organizador do Material
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
Materiais Necessários
- Um pacote de fermento biológico (fresco ou não) de no mínimo 10g;
- Quatro sachês de açúcar de 5g cada;
- 100 ml de água a temperatura ambiente (20 - 25º C);
- 100 ml de água a 30 - 40º C;
- Duas bexigas;
- Dois palitos ou colheres;
- Cronometro;
- Dois termômetros (opcional).
Procedimentos
- Acrescentar as leveduras às duas soluções de açúcar;
- Fechar os sistemas com as bexigas;
- Passado algum tempo, observar o início do processo de fermentação em ambos os sistemas;
- Ao realizar o experimento, cronometre todas as alterações perceptíveis e se possível, meça a temperatura do sistema;
- Deixar os fracos reagirem por bastante tempo e observar se em algum momento a espuma para de crescer ou volta a diminuir.
Resultados Esperados
Biologia: Osmose na Batata
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) De onde veio essa água?
3) As batatas mudaram de cor e de consistência?
4) Por que a batata, denominada controle, está normal ?
5) O que realmente representa respectivamente cada coisa, batata, sal e o açúcar neste experimento?
Materiais Necessários
- Uma faca sem ponta (ou uma faca de plástico);
- Uma colher de café (ou uma colher pequena);
- Sal;
- Açúcar;
- 5 pratos descartáveis;
- Guardanapos de papel (ou Papel toalha);
- Caneta de retroprojeção ou fita crepe.
Procedimentos
- Faça um buraco, utilizando a colher, no centro de 3 metades de batata;
- Seque bem as metades de batata com papel toalha ou guardanapo;
- Marque 3 pratos, escrevendo com caneta de retroprojeção ou usando a fita crepe: "açúcar", "sal" e "controle". Os outros 2 pratos serão marcados com "açúcar" e "sal". Os pratos devem estar limpos e secos antes de começar a experiência;
- Coloque uma metade de batata em cada um dos pratos descartáveis, com o buraco voltado para cima. Se por acaso você não conseguir colocar as metades em pé, você pode fazer um corte plano no lado oposto ao buraco da batata para que ela fique equilibrada no prato;
- Adicione uma medida de açúcar no buraco da batata marcada "açúcar" e uma medida de sal no buraco da batata marcada "sal". Na batata marcada "controle", não coloque nada. É importante que você coloque dentro do buraco a mesma quantidade de açúcar e de sal, nós usamos uma colher de café, mas pode ser uma tampinha de refrigerante, por exemplo;
- Nos outros pratos sem batata, coloque uma medida de açúcar e uma de sal;
- Aguarde alguns minutos observando para ver o que vai acontecer.
Resultados Esperados
Biologia: Transporte de água nas plantas
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
Materiais Necessários
- 3 recipientes com água;
- 3 cores alimentícios de preferência com coloração forte (vermelho, azul, verde).
Procedimentos
- No mesmo recipiente, adicione o corante, uma cor em cada recipiente;
- Aguarde a transpiração ocorrer.
Resultados Esperados
Química: Cola derivada do leite
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante o programa de extensão Cientista por um Dia, no ano de 2021, como parte das atividades de curricularização da extensão.
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Biologia: Pulmão artificial
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) O que é Inspiração e expiração?
Materiais Necessários
- 3 canudos de plástico ou de papel.
- 1 garrafa de Politereftalato de etileno (PET) com tampa.
- Fita adesiva.
- Caneta.
- Estilete.
- 30 - 40 cm de arame (item dispensável).
Procedimentos
- Encher os balões (bexigas) e prender a ponta com um pregador a fim de diminuir a tensão da borracha;
- Cortar um dos balões abaixo da saída de ar, esticando sua parte inferior e colocando-a na parte inferior da garrafa pet; (o arame pode ajudar a deixar a parte de baixo da garrafa mais rígida);
Passar a fita adesiva na borda da garrafa vedando bem o balão;
- Fixar o outro balão em uma das extremidades do canudo com a fita adesiva;
- Colocar o canudo com o balão dentro da garrafa pela “boca”, fechando-a com sua tampa (que deverá ter um furo no meio que permita a passagem do canudo);
- Puxar a bexiga, que está na parte inferior da garrafa, para baixo, de forma que aumente o volume do balão contido no interior da garrafa.
Resultados Esperados
Química: A esponja de aço contém ferro?
Sinopse e Organizador do Material:
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Química: Combustão no copo
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso:
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
No caso da churrasqueira nós assopramos e aumentamos com isso a concentração de um dos reagentes (comburente oxigênio) por isso assoprar ajuda a aumentar a chama. Ao colocar o copo sobre a vela, armazenamos uma porção de O2 entre o copo e o suporte. A vela permanece acesa até acabar o oxigênio existente dentro dele, a partir deste instante a vela se apaga. A vela fica por mais tempo acesa na etapa 2, pois o copo é maior e consequentemente abriga mais oxigênio. Quanto maior a área, mais longo será o período de combustão. Por fim, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a técnica de abafamento que consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível. Não havendo combruente para reagir com o combustível, não haverá fogo.
Química: Reação de oxidação da glicerina
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Experimentação no Ensino de Química, no ano de 2022, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de termoquímica, entalpia e reação exotérmica. Após a explicação dos conceitos iremos observar a liberação de calor através de uma reação de permanganato de potássio e glicerina.
Organizador do Material: Pedro Henrique dos Santos, bolsista Pibex 2022.
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Química: Produção de gás carbônico
Sinopse e Organizador do Material:
Este vídeo foi produzido durante a Unidade Curricular Experimentação no Ensino de Química, no ano de 2022, como parte das atividades de curricularização da extensão. (Curso de Ciências, Universidade Federal de São Paulo).
Sinopse: Neste vídeo, inicialmente são abordados conceitos de termoquímica, entalpia e reação endotérmica. Após a explicação dos conceitos iremos observar a produção de gás carbônico como produto da reação.
Organizador do Material: Pedro Henrique dos Santos, bolsista Pibex 2022.
Tema e Habilidades da BNCC:
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação:
Materiais Necessários:
Procedimentos:
Resultados Esperados:
Biologia: Investigando o aparelho auditivo: a história evolutiva do ouvido dos mamíferos
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
Materiais Necessários
- Agulha;
- Palito de Madeira;
- Fita Adesiva;
- Suporte que possibilite a rotação (se possível continua) do disco de vinil;
- Lápis;
Procedimentos
- Prenda a agulha à extremidade do palito de madeira com a fita adesiva
Insira o disco pela parte de cima do lápis, de modo que ele fique sobre o papelão.
- Coloque a ponta do lápis sobre uma superfície plana e faça-o girar.
- Coloque a varinha em sua boca, e abaixe a agulha suavemente sobre o disco, e uma das ranhuras. Ajuste a pressão e o ângulo (sem usar as mãos) até conseguir ouvir a música.
Resultados Esperados
Não menos importante, espera-se também que este experimento auxilie os alunos a compreenderem que a percepção do meio ambiente é mediada por processo de tradução, análise e processamento de informações sensoriais, que muitas vezes, determinam a sobrevivência dos seres humanos, bem de diversos seres vivos.
Biologia: O que você tem por dentro é importante - Anatomia e Sistema digestório
Sinopse e Organizador do Material
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) O que é digestão?
3) Após ingerir uma fatia de pizza, qual caminho é percorrido por ela?
4) Como ela será digerida pelo nosso corpo?
Materiais Necessários
- Atlas
- Papel;
- Caneta.
Procedimentos
- Após ingerir uma fatia de pizza, qual caminho é percorrido por ela?
- Como ela é digerida no nosso corpo?
- Nesta parte da investigação, pediremos para que os alunos esquematizem livremente em uma folha de caderno o caminho realizado por um pedaço de pizza ao ser ingerido e que formulem hipóteses de como ela é digerida pelo corpo humano.
- Disponibilizaremos algum tempo para investigação e formulação de hipóteses e por fim será discutido com todos os grupos formados.
Resultados Esperados
Biologia: Jogo da Evolução
Sinopse e Organizador do Material
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Contextualizar os resultados obtidos, relacionando-os a temas de sociedade e saúde, (antibióticos e as superbactérias; resistência de insetos à pesticidas) promovendo maior compreensão e incentivando o engajamento. Estimular a compreensão da relação entre biologia (genética) e matemática, introduzindo cálculos aritméticos no desenvolvimento do jogo e nas análises populacionais finais.
Questões de Investigação
Materiais Necessários
- Datashow para exposição do plano de fundo do jogo;
- Cartas impressas com a população inicial do jogo e cartas em branco para a criação dos filhos.
Procedimentos
- ATRIBUTOS: Força física, velocidade, adaptabilidade respiratória e tamanho (quantificados de 0 a 10);
-TRANSMISSÃO: Percentual de transmissão hereditária de cada atributo (50% ou 100%);
- Quando a transmissão de determinado atributo for de 100%, o filho receberá o maior valor. Quando a transmissão for 50%, o valor deste atributo no filho será equivalente à média aritmética dos pais.
O jogo será apresentado à turma com auxílio de um plano de fundo projetado pelo Datashow, no qual serão expostos os objetivos do jogo e da população de habitantes representada pelos alunos. A projeção também indicará o caminho a ser percorrido durante o jogo, determinando o tempo percorrido e indicando os momentos corretos para a reprodução da espécie (e criação de novas “cartas” representando os filhos) e também as adversidades que culminarão no extermínio de partes da população (seleção natural). Ao início do jogo e após cada adversidade narrada serão realizadas contagens da população e uma tabela será montada com as seguintes informações:
- Total de indivíduos;
- Quantidade de machos;
- Quantidade de fêmeas;
- Quantidade de habitantes de tamanho pequeno;
- Quantidade de habitantes de tamanho médio;
- Quantidade de habitantes de tamanho grande;
- Quantidade de mortes após o evento.
Ao final, a partir dos dados da tabela será possível realizar uma análise sobre a ocorrência de evolução e associar os eventos e as características da população sobrevivente aos meios que proporcionam tal fenômeno.
Resultados Esperados
Biologia: Observação de célula animal e vegetal
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
A célula é a unidade estrutural e funcional básica de todos os seres vivos, sendo fundamental para a compreensão da biologia. O estudo das células permite entender a diversidade e complexidade da vida em diferentes níveis de organização. Existem diferenças marcantes entre células vegetais e animais, refletindo suas adaptações ao ambiente e funções específicas. Neste experimento, os alunos observarão células vegetais da Elódea sp. e células da mucosa bucal humana, utilizando corantes e microscopia. Esta atividade prática não apenas ilustra as diferenças estruturais entre células vegetais e animais, mas também demonstra como a estrutura celular está intimamente ligada à sua função e ao ambiente em que cada organismo vive.
Organizador do Material:
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) Por que existem essas diferenças?
3) Por que foi necessário usar corante nas células da mucosa bucal?
Materiais Necessários
- Lâminas;
- Lamínulas;
- Azul de metileno;
- Pipeta Pasteur;
- Água;
- Elódea sp.
Procedimentos
- Com o auxílio de uma pinça, retire uma folha da Elódea sp.;
- Coloque-a sobre uma lâmina;
- Coloque uma gota de água e cubra com uma lamínula;
- Leve ao microscópio para observação.
- Raspe a bochecha do seu colega com palito de sorvete e retire células da mucosa bucal;
- Transfira o material para a lâmina e espere secar;
- Com o conta-gotas, pingue uma gotinha de azul de metileno e aguarde 1 minuto para que o corante possa fixar;
- Com um filete bem fino de água, lave a lâmina para remover o excesso de corante;
- Seque com um papel apenas a parte de baixo da lâmina e retire o excesso de água que for possível;
- Coloque no microscópio para observação.
Resultados Esperados
Biologia: Observação de invertebrados
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Os invertebrados, especialmente os artrópodes, são os grupos de animais mais diversos e abundantes do planeta. Eles desempenham papéis cruciais nos ecossistemas, como polinização, decomposição de matéria orgânica e controle de pragas. Conhecer e entender esses pequenos seres é fundamental para a preservação da biodiversidade e para a manutenção do equilíbrio ecológico. Essa atividade prática visa despertar o interesse dos alunos para a importância dos insetos e outros invertebrados na natureza, desmistificando a ideia de que, de alguma forma, todos os insetos são organismos prejudiciais.
Organizador do Material:
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
3) Qual a diferença de um inseto para outros artrópodes?
4) Quais insetos os estudantes conhecem?
5) Quais são os principais grupos dos insetos?
Materiais Necessários
- Álcool;
- Pinça;
- Luva descartável;
- Artrópodes para observar, como: tatuzinho, besouros, baratas, minhocas e mosquitos (sendo possível encontra-los da jardim escola).
Procedimentos
Resultados Esperados
Biologia: A cor das plantas
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Os vegetais possuem pigmentos que dão cor às suas folhas e, por vezes, às suas flores. As organelas em que esses pigmentos se encontram são chamadas de plastos e estão presentes em células de plantas e de algas.
Por meio dessa atividade prática, os alunos extrairão alguns pigmentos vegetais através da dissolução fracionada e conhecerão a importância desses pigmentos para os vegetais.
Organizador do Material:
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) Que pigmentos tem as diferentes plantas?
3) Nas plantas, são sempre os mesmos pigmentos ou variam com as estações do ano?
4) Os pigmentos podem servir para identificar uma espécie de planta?
Materiais Necessários
- Pistilo;
- Papel filtro;
- Álcool etílico;
- Acetona 80%;
- Coador/peneira;
- Pipeta de pasteur;
- Placa de petri;
- Funil;
- Tesoura;
- Béquer;
- Folhas de plantas.
Procedimentos
- Despeje álcool em cada material, cobrindo-o. Aguarde 10 minutos.
- Com a ajuda de um coador, separe as folhas trituradas de cada mistura, deixando no almofariz só o caldo.
- Retire um pouco do caldo e coloque em um béquer;
- Mergulhe uma das pontas de cada tira de papel filtro numa mistura dentro
do béquer;
- Deixe as tiras em repouso por 5 a 10 minutos;
- Ao retirá-las da mistura, coloque-as para secar.
Resultados Esperados
Biologia: As macromoléculas e os alimentos
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Neste experimento, os alunos serão introduzidos aos três principais grupos de macromoléculas presentes em nossa alimentação: carboidratos, proteínas e lipídios. Eles realizarão experimentos simples para identificar essas macromoléculas em diferentes alimentos. Os alunos compreenderão como identificar cada grupo de macromoléculas nos alimentos e entenderão suas funções no corpo humano.
Organizador do Material:
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
Materiais Necessários
- Pipeta Pasteur (2mL);
- Placa de petri (10cm x 1,5cm);
- Béquer (250mL);
- 1 batata;
- 1 pão;
- 100g de arroz;
- 100g de açúcar refinado;
- 1 maço de alface;
- 2 L de leite;
- 500mL de vinagre de maçã;
- 2 corantes alimentícios de diferentes cores;
- 1 palito de dente;
- 1 detergente;
Procedimentos
Experimento 2 (proteínas): os alunos, separados em dois grupos, irão colocar o leite no béquer e adicionar vinagre para observar o que ocorre.
Experimento 3 (gordura/lipídios): os alunos, separados em três grupos deverão colocar um pouco do detergente em um béquer e dispor um pouco do leite na placa de petri, pingar algumas gotas dos dois corantes no leite de forma espaçada e molhar a ponta do palito de dente no detergente e encostar na superfície do leite.
Resultados Esperados
Experimento 2: as proteínas caseínas se solidificam por se apresentarem com baixa solubilidade em meios ácidos, como ocorreu ao acrescentar vinagre.
Experimento 3: ao adicionar o detergente no leite, observamos as moléculas se moverem descontroladamente pois ele quebra essa tensão superficial ao englobar as moléculas de gordura em uma estrutura chamada micela.
Biologia: Desnaturação proteica
Sinopse, Organizador do Material e Link de Acesso
Proteínas são moléculas orgânicas gigantes (macromoléculas) formadas pela união de milhares de aminoácidos. São indispensáveis a todos os seres vivos, pois fazem parte da estrutura das células, funcionam como enzimas, hormônios, atuam como anticorpos, ou seja, são a principal matéria-prima que constitui o organismo dos seres vivos.
Por apresentarem uma estrutura espacial bastante complexa, cada molécula de proteína apresenta uma determinada forma que está intimamente associada à função desempenhada no organismo. Alguns fatores como alteração do grau de acidez e a elevação da temperatura causam a desnaturação proteica, ou seja, quando as ligações químicas que dão forma às proteínas são rompidas, comprometendo a forma e a função da proteína e, consequentemente, a saúde do organismo.
Organizador do Material:
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
Materiais Necessários
- béquer de 100mL ( ou copo de vidro);
- caneta marcadora;
- envelope de gelatina em pó;
- 10 cubinhos (1cm X 1cm) de abacaxi crus;
- 10 cubinhos (1cm X 1cm) de abacaxi cozidos;
- papel tornassol azul.
Procedimentos
- Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem;
- Coloque a gelatina na parte mais funda de cada uma das duas placas de Petri e numere-as (placas 1 e 2) com a caneta marcadora;
- Na placa de Petri 1 coloque os 10 cubos de abacaxi cozidos e misture;
- Na placa 2 coloque 10 cubinhos de abacaxi que não foram cozidos e misture;
- Coloque as duas placas na geladeira por no mínimo duas horas;
- Após esse tempo observe o que aconteceu com a gelatina das duas placas e anote os resultados.
Resultados Esperados
Biologia: Fotossíntese
Sinopse e Organizador do Material
A fotossíntese é um processo pelo qual as plantas, algas e algumas bactérias transformam a luz solar em energia química, produzindo oxigênio e glicose. A Elódea (Egeria brasiliensis) é caracterizada por ser uma macrófita aquática, encontrada em lagos submersos. Essa planta realiza a fotossíntese rapidamente e é possível visualizar a liberação de oxigênio na parte abaxial de suas folhas. Este experimento permitirá que os alunos observem como as plantas realizam a fotossíntese e entendam a importância desse processo para a vida na Terra.
Organizador do Material: INOCÊNCIO, Ana Maria Gomes. Atividades práticas sobre fotossíntese em um projeto de extensão universitária. Ana Maria Gomes Inocêncio. 2017. 62p. Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema.
Tema e Habilidades da BNCC
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) Plantas com folhas vermelhas fazem fotossíntese?
3) Se a planta realmente faz fotossíntese, pode-se visualizar o produto final como a liberação de oxigênio?
Materiais Necessários
- 20 béquer de 50 ml - um par de béqueres para cada grupo;
- 10 béquer de 25 ml;
- 10 balão volumétricos de 100 ml;
- 10 almotolias com água;
- 10 almotolias com álcool 70%;
- 02 fitas adesivas grossas;
- 10 canetas retroprojetoras;
- 10 tesouras;
- 10 almofariz;
- 10 pistilo;
- 20 pipetas pasteur; Luz negra;
- Luz branca;
- Álcool 70%;
- Elódea sp;
- Folhas verdes ou vermelhas;
- Bico de luz;
- Clorofila a;
- Fita adesiva transparente;
- Colher descartável para bolo.
Procedimentos
- Colocar 03 cm de Elódea em um becker (50 ml) com água destilada;
- Adicionar bicarbonato de sódio (para enriquecer a água com dióxido de carbono);
- Deixar o experimento parado na luz branca (para que ocorra a fotossíntese).
- Amassar as folhas com álcool 70%, gerando um líquido utilizado para verificar a interação com a luz;
- Expor o extrato de clorofila à luz Ultravioleta (UV).
Resultados Esperados
Biologia: Acidez e Saúde
Sinopse e Organizador do Material
Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar as propriedades físicas das substâncias do cotidiano, especialmente sua acidez, e entender sua relação com a saúde. Os alunos serão questionados sobre suas percepções em relação à acidez de diferentes substâncias e sua possível relação com problemas de saúde, como azia e sensação de boca "amarrada". Eles também discutirão estratégias comuns para reduzir a acidez no estômago. Espera-se que os alunos identifiquem quais substâncias são mais ácidas do que outras e compreendam as implicações da acidez na saúde.
Organizador do Material: TUTINI, Kelly Cristina. Atividades práticas sobre acidez e saúde em um projeto de extensão universitária. Kelly Cristina Tutini. 2019. 88 p. Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema.
Tema e Habilidades da BNCC
Objetivos da atividade e duração
Questões de Investigação
2) O que você acha que acontece no nosso corpo que provoca a sensação de azia?
3) Quando você come uma banana que está um pouco verde, o que causa a sensação de “amarrar a boca”? 4) O que geralmente ingerimos para reduzir a acidez no estômago (desde que a pessoa não tenha outros problemas de saúde)? Por quê?
Materiais Necessários
- 5 medidores de pH (fita de pH);
- 1 peagâmetro;
- Suco de limão puro;
- Vinagre;
- Café;
- Água;
- Refrigerante tipo Coca-Cola e Guaraná;
- 5 Gizes de lousa.
Procedimentos
- Adicionar um pouco do extrato de repolho roxo;
- Observar se houve alteração da cor e verificar o resultado na tabela do repolho roxo;
- Identificar o valor do pH e anotar;
- Colocar um pouco da mesma substância em um béquer e inserir a fita mediadora de pH, aguardar alguns segundos e verificar o pH de acordo com a cor da fita e da tabela na caixa da fita;
- Comparar com o resultado anterior;
- Colocar a substância em outro béquer e proceder a medição do pH com o peagâmetro, imergindo o aparelho;
- Realizar as comparações das medidas de pH obtidas e identificar quais são ácidas; neutras ou alcalinas;
- Com um béquer contendo vinagre, deve-se imergir um pedaço de giz de lousa e esperar alguns minutos para ver a reação.
Resultados Esperados
EPISÓDIO 1 - ALIMENTOS ALCALINOS COMBATEM A COVID-19? (QUÍMICA)
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EPISÓDIO 2 - AS SUBSTÂNCIAS DA VACINA DO COVID-19 QUE OCASIONAM ALZHEIMER E FIBROMIALGIA (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 3 - EU DEVO TER MEDO DE ME VACINAR? (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 4 - SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 5 - RADIAÇÃO NOSSA DE CADA DIA: TERMÔMETRO INFRAVERMELHO CAUSA CÂNCER? (QUÍMICA)
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EPISÓDIO 6 - A VACINA DE RNA MENSAGEIRO CONTRA A COVID-19 ALTERA O MEU DNA? (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 7 - USAR MÁSCARA TE MATA... EU VI NO WHATSAPP (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 8 - AS FAKE NEWS, O ÁCOOL E A COVID-19 (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 9 - COVID-19 É TRANSMITIDA POR UMA BACTÉRIA E SUA TRANSMISSÃO É AMPLIFICADA PELO 5G? (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 10 - MACACOS LADRÕES, MICROCHIPS E OUTRAS NOTÍCIAS (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 11 - PODCAST DA MASSA: O DIÓXIDO DE CLORO PODE PREVENIR E CURAR COVID-19? (QUÍMICA)
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EPISÓDIO 12 - O QUE TENHO EM CASA PODE ME SALVAR DO COVID? (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 13 - CHÁ QUE CURA A COVID? (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 14 -VITAMINA D E A COVID-19 (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 15 - MÁSCARAS FAZEM MAIS MAL DO QUE BEM? (FÍSICA)
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EPISÓDIO 16 - ÁLCOOL OU VINAGRE? QUAL SUBSTÂNCIA TEM MAIOR AÇÃO ANTIBACTERIANA (BIOLOGIA)
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EPISÓDIO 17 - FAKE NEWS DIÓXIDO DE CLORO (QUÍMICA)
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