É possível viver numa sociedade sem consumo?
Sabemos que não é possível pelo menos comparando-se o modelo que temos atualmente com o período mais recente de nossa história, talvez os últimos 60 anos, pois as relações estabelecidas entre consumo e renda atendem bem ou mal às demandas da sociedade. O consumo de alimentos, água, energia e mercadorias de todo tipo é crescente assim como é a exploração dos recursos naturais.

Porque consumimos em excesso? Será que consumimos muito ou o consumo é mal distribuído?
O aumento do consumo foi significativo e crescente desde o período pós 2ª Guerra Mundial e há registros sobre o marketing do consumo e a satisfação individual associada às compras.

Sendo assim, nós tendemos a consumir mais quando estamos tristes ou felizes, depressivos ou ansiosos? O consumo de mercadorias ou alimentos serve para preencher lacunas emocionais que chamamos de ¿carência afetiva¿.
O consumo ou a compra de produtos, alimentos ou objetos é temporária e ao mesmo tempo contínua e a sua(s) aquisição(ões) traz também uma satisfação temporária, porque isso acontece?
Vivemos numa sociedade consumista, o que fazer para consumir menos? O consumo excessivo gera problemas ambientais como, por exemplo, poluição da água e excesso de resíduos sólidos que nem sempre são reciclados, reutilizados ou reaproveitados, bem como falta ou impacto negativo sobre os recursos naturais.
Quando você consome um produto você busca o rótulo de selo verde e se a empresa tem atuação responsável para com o meio ambiente?

Este curso objetiva uma reflexão ampla e para isso traz conceitos e exemplos sobre o tema, para que seja possível a cada um adquirir conhecimento e pensar antes de consumir.

PROGRAMAÇÃO: 

Captura de tela 2021 07 20 041429

Carga Horária   Teórica 36 horas / Prática6 horas - às Sextas-feiras das 9 às 12h  
Público Alvo
Vagas
Formato

 

 

Alunos de Graduação e Tecnologia, Professores da Rede Pública.
40
Online




INSCREVA-SE JÁ, CLIQUE AQUI