A Câmara de extensão informa que a secretaria está funcionando de forma presencial, normalmente das 8h30 às 17h30, e comunica sobre o retorno das ações de extensão:
Considerando o plano de retorno divulgado pela diretoria acadêmica no dia 24/03, poderão voltar a ocorrer presencial: Eventos, Cursos de extensão, Programas, Projetos e Cursos Lato Sensu e Aperfeiçoamento, enquanto o restante das ações, que não foram mencionadas, devem continuar remoto neste semestre.
A CAEC destaca que todas as atividades de extensão presenciais, respeitando as especificidades e a complexidade, devem se adequar às normas de segurança individual e coletiva da UNIFESP, que constam no Plano de Retorno enviado dia 24/03 pela Diretoria Acadêmica; e demais normas da Resolução 215; Resolução 218 e Instrução Normativa 01/2022 da PROEC.
Cabe ao(a) Servidor(a) proponente das atividades e/ou ações avaliar as condições de oferta da atividade de extensão, de modo a garantir a condição sanitária aos participantes.
IMPORTANTE:
Para atividades dentro da Unifesp, será necessário solicitar autorização de pessoas externas para a área de serviços e comissão de retorno.
FLUXO PARA SOLICITAR AUTORIZAÇÃO DE PESSOAS EXTERNAS:
O Responsável pela atividade deverá :
- Informar a todos os participantes (internos e externos UNIFESP) a obrigatoriedade de comprovação do ciclo vacinal completo, exceto aos indivíduos que apresentem atestado que evidencie contraindicação.
- Enviar para o e-mail do setor do setor de serviços (Servicos Diadema <servicos.diadema@unifesp.br>)
, com cópia para o e-mail da comissão de retorno (Comissão Retorno <comissao.retorno2020@gmail. com>), uma lista dos participantes externos à UNIFESP, ou seja, que não tem comprovação de vínculo institucional (crachá ou autorização de acesso). - A lista deve conter, além dos nomes dos participantes, a informação que o participante comprovou que tem ciclo vacinal completo. O participante deve enviar a comprovação ao docente responsável, que enviará para a comissão que o participante cumpre com as normas exigidas. Para atestar que recebeu o documento, o docente deverá inserir na lista, ao lado de cada nome, a informação COMPROVADO ou LIBERADO. Não será permitido o acesso a indivíduos não vacinados e não liberados .
- Garantir que todos cumpram com a exigência vigente do uso obrigatório de máscaras cobrindo a boca e o nariz.
Entende-se por participante externo à UNIFESP, o indivíduo que não apresente comprovação de vínculo a nenhum dos campi da UNIFESP
ATIVIDADES FORA DA UNIFESP:
Conforme Instrução normativa 01/2022 da PROEC, para atividades fora da Unifesp, ainda assim, será necessária a apresentação de comprovante de vacinação com esquema vacinal completo a todos os participantes e colaboradores da ação. Isso deve ser discutido com o responsável do local para que se entre em um consenso, assim como o proponente também deve negociar e entrar em um consenso com o responsável do local, de que as normas de biossegurança da Unifesp (que estão no Plano de Retorno e Resolução 215) também sejam consideradas para se aplicar no local, junto às normas do próprio local.
Casos que não se enquadram e/ou são exceções, serão analisados.
Não esqueçam de verificar nas normativa e plano de retorno, quais são as normas de biossegurança para implementar no retorno das atividades e demais orientações:
Instrução Normativa 01/2022 da PROEC
Resolução 215
Resolução 218
Plano de Retorno Atualizado.pdf
OBRIGAÇÕES E RECOMENDAÇÕES:
(Ler com atenção)
- Não esquecer do fluxo acima sobre autorização de acesso de pessoas externas à Unifesp, que deverá ser encaminhado o comprovante de vacina pelos participantes, para participantes de qualquer tipo de ação permitida.
- Antes de realizar ou cadastrar a atividade fora da Unifesp, entrar em contato com o responsável do local para comunicar e chegar a um consenso sobre a implementação das normas Unifesp junto às normas do próprio local, para a atividade proposta, principalmente sobre a exigência da carteirinha de vacinação.
- Para cursos e eventos fora da Unifesp, sempre foi solicitada carta de aceite do local externo para incluir no Siex, portanto, agora, na carta, também deve constar o que foi acordado entre o proponente e o responsável do local, quanto às normas de segurança que irão seguir no local.(considerando que entraram em consenso sobre implementar normas da Unifesp + normas do Local externo). Também pode ser colocado na área "Observação aos interessados" caso não conste na carta.
- Para eventos e cursos de extensão presenciais, cadastrar por no mínimo 5 dias úteis antes da realização, para que possamos dar conta dos trâmites novos e conferir informações com a comissão, assim como dar tempo de reajustes solicitados para o proponente. (Lembre-se que casos que são exceção pode demorar mais pois será discutido pela CAEC e se necessário pela comissão.)
- Antes de realizar atividades de programas e projetos, ou cadastrar evento ou curso, realize a reserva do local na Unifesp, pois com o retorno, todos os espaços serão priorizados para a Graduação, e pode ser que não tenham disponibilidade para sua atividade de extensão, portanto, reserve antes para garantir e se certificar, e após realize o cadastro do evento ou do curso e/ou avise sobre a atividade aos participantes.
- Lembre-se de checar a capacidade máxima permitida do local que você fará a atividade, para que não inclua vagas acima da capacidade. No Plano de Retorno, há os números recomendados de capacidade para diversos locais do Campus Diadema. Para outros Campi, você deve entrar em contato com a comissão daquele Campus para saber, assim como para obter autorização;
- Ao cadastrar um curso ou evento no siex, coloque em "Observação aos interessados" que será necessário o envio dos comprovantes de vacinação com esquema vacinal completo, que de acordo com a Resolução 218 deve ser:
I - Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 expedido pela Plataforma Conecte SUS, Poupatempo Digital ou outras plataformas oficiais; ou, na hipótese de indisponibilidade,
II - Cópia de comprovante/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelo órgão/instituição de saúde responsável pela aplicação da vacina. - Para cursos Lato Sensu recomendamos que divulguem esse requisito na hora de divulgar o curso, e conforme Art.5, parágrafo 1 e 2, após seleção dos candidatos, o coordenador deve avisar que eles irão preencher um formulário após a matrícula, para incluir seu comprovante de vacinação e ser analisado (lembrando que esquema vacinal completo compreendendo todas as doses disponibilizadas no Estado de São Paulo para cada faixa etária, incluindo dose(s) de reforço, em conformidade com o cronograma de vacinação especificado pelo governo estadual. )
- Para demais atividades de Programas e Projetos a serem realizadas com pessoas externas dentro da Unifesp, também seguir o mesmo fluxo de autorização e pedir o envio da carteirinha com esquema completo e enviar para a comissão de retorno e área de serviços a lista de pessoas avisando se tem o esquema completo.
- Para se orientar como se deve checar os comprovantes de vacinação com esquema vacinal completo, ou caso algum participante não tenha todas as doses ou nenhuma por algum motivo médico, e como avaliar isso e receber justificativas (atestados...), entre em contato com a comissão de retorno do Campus para pedir orientações.
- Para atividades dentro de laboratório, lembre-se que normas adicionais podem ser aplicadas e máscaras específicas também, portanto, entre em contato com o laboratório antes para se informar e poder divulgar isso aos interessados em participar. Em caso de curso ou evento à cadastrar, colocar na parte "observação aos interessados" também sobre a máscara específica e demais normas.
- Tentar agendar atividades somente dentro do horário das 7:00 às 23:00h de segundas às sextas-feiras e 7:00 às 18:00 aos sábados, pois conforme informado no Plano de Retorno, aos domingos e feriados o acesso fica restrito, sendo somente possível com autorização.
- Avisar aos participantes que estão na Unifesp, que não poderão se alimentar em locais não específicos para isso , como salas de aula, laboratórios e anfiteatros.
Por fim, nesse recomeço de volta presencial, pedimos que sempre entrem em contato com a Câmara por e-mail ou comparecendo na Secretaria para tirar dúvidas e receber orientações antes de propor cadastro de atividade, pois cada caso pode ser único e iremos considerar as especificidades para orientar.