Arte e Ciência: Um outro olhar sobre as plantas

A relação entre Arte e Ciência é histórica. Mas embora sempre tenha existido uma aproximação entre ambas, hoje elas tem sido frequentemente tratadas como áreas muito distintas. No entanto, se analisarmos a história da civilização, poderemos verificar que arte e ciência se desenvolveram de forma paralela e complementar. Se voltarmos nossa atenção aos grandes polímatas do passado, veremos que muitos uniam as ciências e as artes em suas investigações. Um dos exemplos mais famosos é o mestre renascentista Leonardo da Vinci, com suas investigações que interconectavam arte e ciência, e culminaram em grandes realizações para a história da humanidade.

A arte botânica sofreu influências e mudanças ao longo dos tempos, mas mesmo com o surgimento de novas técnicas e com o advento das tecnologias digitais, esse ramo artístico-científico continua de grande importância. Para além da relevância científica, a arte botânica é também um importante instrumento para o ensino e para a divulgação científica. Neste projeto serão realizadas diversas atividades, tais como: desenvolvimento de materiais didáticos, oficinas com plantas secas, cursos de ilustração e aquarela botânica e exposições sobre "Arte e Ciência" com materiais produzidos nos diferentes eixos do projeto. Além da importância educacional do projeto, acreditamos as diferentes atividades desenvolvidas despertarão o interesse do público em geral para a botânica.

Serão realizadas diversas atividades dentro do projeto: desenvolvimento de materiais didático-artísticos, oficinas com plantas secas, cursos de ilustração e aquarela botânica, exposições sobre "Arte e Ciência" com materiais produzidos nos diferentes eixos do projeto. Materiais didático-artísticos serão desenvolvidos com o intuito de auxiliar no ensino-aprendizagem de botânica. Para isso, serão utilizados materiais de baixo custo.

O curso "Arte e Botânica" será composto por aulas expositivas (com a utilização de multimeios) e aulas práticas. No workshop/oficina "Secagem de Plantas: da ciência a arte", serão introduzidos conhecimentos básicos sobre herbários, sua estruturação, utilização e importância. Posteriormente, serão apresentadas técnicas de coleta e secagem de plantas para fins científicos e artísticos. Por fim, os participantes utilizarão plantas secas na montagem de quadros e marcadores de livros.

As exposições serão realizadas nas dependências da Unifesp, no campus diadema, com a mostra de materiais produzidos nas diferentes atividades do projeto, trazendo a comunidade para dentro da Universidade. Isso aproximará o público em geral da Unifesp, bem como auxiliará na popularização do conhecimento botânico por meio da arte.
Espera-se a ampliação do contato entre alunos e professores das escolas públicas com alunos e professores da universidade, e que os alunos e professores da Unifesp divulguem conhecimento científico, utilizando linguagem fácil, critica e criativa, e de uma forma lúdica, além de trazer conhecimento botânico a população em geral, pode ser um aprendizado voltado para uma possível fonte de renda alternativa para a comunidade participante.

Outro importante resultado a ser alcançado é a popularização do conhecimento botânico por meio das atividades realizadas no projeto.

COORDENAÇÃO: Maria Beatriz Rossi Caruzo
CONTATO:  mbrcaruzo@unifesp.br