Projeto UNIFESP Diadema - Conheça mais!

A proposta consiste na realização de uma série de atividades teorico-práticas diversas sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs). Assim, é proposta a realização de atividades de campo - como mutirões, visitas a áreas de SAF produtivas já estabelecidas e assistência técnica - até palestras e minicursos no tema. Mediante a colaboração com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) poderão ser promovidas atividades de extensão rural em Assentamentos da RMSP, além de mutirões em Unidade Experimental do Próprio IPA. Além das atividades formativas, o presente projeto visa a realização de atividades orientadas para a pesquisa em sistemas agroflorestais, que poderão ser posteriormente divulgadas de forma acessível para o público externo à Unifesp Campus Diadema.

Os alunos interessados participarão das atividades previstas, tanto nos eventos específicos como nas Ucs elencadas ao Projeto. Os alunos extensionistas vinculados ao Projeto darão suporte com a elaboração de folders de divulgação das atividades, divulgação nas redes sociais, criação e cuidado do Instagram do Projeto, com publicação regular de materiais didáticos. Além disso, nos mutirões, os alunos do projeto ficam responsáveis pelo controle da lista de presença e as novas inscrições.
O presente projeto será efetivado mediante metodologias diversas, sendo contempladas atividades práticas, atividades teóricas e vivências de vários tipos. Nesse sentido, está prevista a realização de visitas  de campo para troca de saberes entre agricultores, técnicos (acadêmicos) e estudantes, além de ciclos de encontros em formato de mutirões e visitas de campo, ainda pode ser promovida a metodologia de Camponés a camponés. Adicionalmente, serão utilizadas metodologias tradicionais de ensino com foco no conteúdo teórico, tais como aulas expositivas, palestras e minicursos.
Mediante a colaboração com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) poderão ser promovidas atividades de extensão rural em Assentamentos, além de mutirões em Unidade Experimental do Próprio IPA.

Será explorado o mutirão como ferramenta metodológica para a troca de saberes no campo. Nesse sentido, se propõe a realização periódica dos mutirões em diferentes contextos, onde, além das atividades práticas de manejo, o próprio mutirão será abordado enquanto técnica metodológica, visando a sua sistematização e fortalecimento.

Atividades previstas:

1.Mutirões na Unifesp
2.Mutirões no IPA
3.Curricularização UC: Agroecologia e Sustentabilidade (Ciências Ambientais e Biologia). Visitas de campo a áreas de SAF produtivas.
4.Curricularização UC: Ecossistemas terrestres (Ciências Ambientais): Produção de material e publicação nas redes sociais (Instagram).
5.Palestra sobre SAF para produção de café na Unifesp Diadema
6.Participação na SCUDD: oferecimento de Minicurso (a princípio)
7.Atuação nos Assentamentos
8.Assesoria para participantes da Teia dos Povos