MUSEU DA FARMÁCIA

Através de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Unifesp e O Grupo Raia Drogasil (GRD), os discentes poderão desenvolver conteúdos textuais, audiovisuais, fonográficos e/ou iconográficos para exposição no Museu do Universo da Farmácia (MUFA - https://museudouniversodafarmacia.com.br/). Neste projeto, a coordenação do projeto, juntamente com a equipe do GRD, indicarão temas principais a serem pesquisados e aprofundados pelos discentes extensionistas, tais como Farmácia Brasileira, Personalidades Farmacêuticas, Doenças, medicamentos e indústria farmacêutica. Sob orientação docente, tais temas serão discutidos e aperfeiçoados até a geração do produto de extensão final, o qual será apreciado pelo GRD antes de sua publicação. Além de discutir e aprender sobre temas farmacêuticos nem sempre explorado durante as aulas, os autores dos produtos selecionados, discentes, docentes e a Unifesp, terão sua autoria registrada e apresentada a todo o Brasil diretamente na página eletrônica do MUFA, sendo que todos os acessos serão registrados para fins de avaliação dos impactos gerados por estas atividades.

Pretende-se formar um grupo de até 20 alunos voluntários, independente de seu ano de ingresso ou de seu histórico escolar. Havendo mais de 20 alunos interessados, serão realizadas entrevistas individuais para selecionarmos aqueles de maior interesse pelo tema. Os trabalhos se iniciam após uma discussão sobre a definição dos temas a serem desenvolvidos no período, e então, inicia-se um trabalho de conversas com os extensionistas, e discussões acerca das pesquisas que deverão ser executadas, bem como da definição da melhor forma de divulgação (conteúdos textuais, audiovisuais, fonográficos e/ou iconográficos) e da definição do público alvo específico. Então, os textos produzidos serão revisados, visando manter a linguagem apropriada ao público-alvo e editados, para então, serem apresentados à equipe do GRD. Uma vez aceitos para publicação e divulgação na página eletrônica do MUFA, tais produtos serão exigidos de forma permanente, até que um conteúdo mais atualizado possa vir a substituí-lo.
Objetiva-se com este projeto levar informações sobre saúde e história das ciências farmacêuticas tanto para um público leigo na área, quanto para profissionais e acadêmicos de cursos de graduação em farmácia de todo o país. Trata-se, portanto, de uma forma de receber o devido reconhecimento público do trabalho desenvolvido, além de contribuir para a divulgação do conhecimento e das ciências em saúde.

COORDENAÇÃO: Renato Farina Menegon
CONTATO: renato.farina@unifesp.br