PaleoPop: informando educadores sobre a Paleontologia Brasileira

Conhecer os fósseis é extremamente importante para entender a história do planeta e como a vida influenciou o meio ambiente e vice-versa. Desta forma, a Paleontologia tem grande aplicabilidade na educação básica, por seu caráter interdisciplinar. A despeito dessa relevância, estudantes do Ensino Básico no Brasil desconhecem a importância dos fósseis, bem como que o território brasileiro preserva depósitos fossilíferos de grande importância científica mundial. Este projeto visa desenvolver atividades de extensão em Paleontologia com educadores de Ensino Básico, a fim de ampliar a formação e informação desses profissionais da educação sobre o tema. Esta proposta se integra ao projeto em desenvolvimento ¿Paleopop: desenvolvendo atividades sobre fósseis brasileiros com jovens do Ensino Básico,que divulga a Paleontologia entre os jovens do Ensino Básico a partir de atividades desenvolvidas por estudantes dos cursos que incluem Unidades Curriculares (UC) em Paleontologia dos campi Diadema e Baixada Santista da UNIFESP.

As atividades são aplicadas durante o segundo semestre de cada ano, quando as UC são ministradas, e estabelece o contato entre os estudantes da UNIFESP e os estudantes do Ensino Básico. Nesta nova proposta, o foco será nos educadores, e ocorrerá com duas visitas ao longo do primeiro semestre para a realização de oficinas sobre Paleontologia e fósseis do Brasil para informar e orientar os educadores a desenvolverem atividades em sala de aula. Portanto, o novo projeto visa ampliar os resultados do PaleoPop ao estabelecer contato direto entre a comunidade unifespiana com a sociedade em geral. Nesta primeira edição serão contemplados os profissionais da Rede Salesiana de Educação, unidade Oscar Romero, localizada em São Paulo, próximo da Unidade José de Filippi do campus Diadema.

As oficinas serão aplicadas com os educadores e serão utilizados fósseis e réplicas em resina da Coleção de Referência do LUPI (Laboratório UNIFESP de Paleontologia de Invertebrados), que já é utilizada em atividades de educação, extensão e monitoria em projetos anteriores da proponente (@lupi.unifesp).
Após as oficinas, os participantes irão aplicar as atividades sugeridas.

Experiências recentes, implementadas nas versões entre 2021 e 2022 dos projetos Monitoria e PaleoPop revelaram que as atividades têm grande aplicabilidade, tanto para os alunos-monitores desenvolverem habilidades importantes que contribuirão para sua futura vida profissional, quanto para os alunos de escolas aprenderem sobre Paleontologia geral e o rico registro fossilífero brasileiro. Assim, espera-se poder ampliar esses resultados, a partir da informação dos educadores e o potencial deles aplicarem as atividades em suas salas de aula, multiplicando o número de jovens atendidos com as atividades.

COORDENAÇÃO: Fernanda Quaglio
CONTATOquaglio@unifesp.br