PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS: Uma avaliação progressiva

No âmbito escolar as Feira de Ciências realizadas nas escolas impulsionam a pesquisa científica estimulando a curiosidade e a investigação científica. Outra ação inerente à feira realizada pela escola é proporcionar um ambiente enriquecedor no qual a interação entre o professor e o aluno, se torna diferenciada, pois o aluno desconstrói a imagem do professor de apenas um educador, e constrói agora a imagem de um orientador ao longo do processo.
Este projeto tem como objetivo proporcionar uma experiência única entre os alunos dos cursos de Bacharelado em  Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências do Campus Diadema e alunos dos colégios privados e públicos da Região do ABC.  O primeiro colégio a efetivar a parceria foi o Colégio privado Liceu Jardim na cidade de Santo André. O projeto de avaliação da feira de ciências deve auxiliar os educadores de ciências a tornar a feira de ciências um processo de aprendizagem mais eficaz, inclusiva e equalitária.
A Metodologia aplicada será baseada no trabalho de GrinnellI et al 2020, onde a hipótese abrangente que orienta nossa pesquisa é uma melhor compreensão das práticas em ciência além de  auxiliar os educadores de ciências a tornar a feira de ciências mais eficaz, inclusiva e equitativa quanto a experiência de aprendizado da feira de ciências dos alunos do ensino médio. A avaliação será através de um formulário contendo 4 perguntas de múltipla escolha que serão respondidas pelos alunos do ensino médio e professores com suas permissões e sem identificação, apenas com a finalidade de aprimoramento da Feira de Ciências. A avaliação ocorrerá durante o dia de feira avaliando todos os trabalhos relacionados a Ciências Biológicas elaborados pelos alunos do colégio e ocorrerá em dois anos consecutivos 2023 e 2024, no caso do colégio Liceu Jardim.
O resultado da avaliação do projeto será registrada no formato narrativo em forma de relatório gerado a partir das respostas dos participantes no qual estarão incluídas informações de apoio e sugestões de aperfeiçoamento do processo avaliativo e progressivo.

COORDENAÇÃO: Aline Andreia Cavalari Corete
CONTATO: aline.cavalari@unifesp.br