Escrevo esse e-mail solicitando divulgação aos estudantes, pois consideramos que é uma oportunidade que pode ser de grande interesse.

O curso:

O Curso Mulheres e Fauna Terrestre - Monitoramento e Inventário, é uma proposta ganhadora do Edital de Patrocínio 01/2024 do CRBio-01, promovida pelo Instituto Manacá em parceria com o Legado das Águas e Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar. É uma iniciativa de capacitação de mulheres com foco nas atividades que compõem o inventário e monitoramento de fauna terrestre, com o objetivo de formar futuras profissionais da área ambiental, abrangendo tanto a prestação de serviços e/ou consultorias, quanto a pesquisa e trabalhos contínuos voltados à Conservação.

Público-alvo:

Mulheres interessadas em aprimorar o seu conhecimento nas áreas de inventário e monitoramento de fauna terrestre, principalmente estudantes de Ciências Biológicas, sem exclusão de outros segmentos profissionais.

Conteúdo:

Aula 1 – Introdução ao tema – 8/nov.: Apresentação do curso, conceitos gerais do que é inventário e monitoramento de fauna, além de licenças e funcionamento do CRBio.

Aulas 2 a 6 – Conteúdos específicos – 9, 10, 23, 24, 30/nov.: A cada dia, serão entre 6h e 8h de conteúdo voltado às características e desafios do monitoramento e inventário de fauna de cada uma das grandes áreas (Ornitologia, Mastozoologia de pequenos e voadores, Entomologia,  Herpetologia, Mastozoologia de médios e grandes)

Mesa redonda: A Inclusão das Mulheres no Monitoramento da Fauna: Desafios e Oportunidades para a Conservação Ambiental – 01/dez.: Mesa redonda com mulheres representantes de organizações que trabalham com monitoramento de fauna para fazer o encerramento do curso.

Etapa prática - 3 e 4/dez; 5 e 6/dez - Legado das Águas: Duas turmas de 75 mulheres, nas diferentes datas, separadas em grupos de até 15 pessoas para cada área da fauna terrestre. Serão apresentadas medidas de segurança, EPI’s, materiais e equipamentos utilizados, e posteriormente guiadas para atividades específicas pela professora e por um guia local para a saída de campo.

INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DO DIA 18/10:
O link para o regulamento, inscrições podem ser acessados no Instagram do Instituto Manacá: https://www.instagram.com/institutomanaca/

Agradeço a atenção.

Atenciosamente,