- Informações Gerais
- Colação de Grau - 1° Semestre de 2024
- Levantamento de Intenção de Colação de Grau
- Lista dos Prováveis Concluintes
- Lista Final dos Concluintes
- Assinatura da Ata - Colação de Grau
- Atividades Complementares (Química & Química Industrial - Ingressantes até 2014)
- Certificado de Conclusão de Curso
- Diploma
- Colação de Grau Antecipada
INFORMAÇÕES GERAIS
A Colação de Grau é um ato oficial e administrativo da Universidade, de caráter obrigatório, no qual o estudante recebe a outorga do grau acadêmico a qual tem direito, após haver integralizado as exigências descritas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em que estiver matriculado (Portaria Prograd N.º 05 de 16 de agosto de 2017).
Nos termos dos artigos 73 e 129 do Regimento Interno da Prograd (2014):
Art. 73. Para efeito de integralização do curso, os estudantes deverão cursar todas as UC da Matriz Curricular dos Cursos de Graduação de acordo com a ementa, carga-horária e plano de ensino e demais atividades previstas no PPC estabelecido pela Comissão de Curso e aprovado pelo CG.
Art. 129. Uma vez cumpridas todas as exigências descritas no PPC, o estudante deve ter seu registro alterado da situação “em curso” para “concluinte”, estando apto a colar grau.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é componente curricular obrigatório, conforme disposto no art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004. O estudante concluinte, em situação de irregularidade junto do Enade, não poderá colar grau. (Portaria Prograd Nº 05 de 16 de agosto de 2017)
Assim, após o encerramento do semestre e a data final para fechamento da pasta-verde das Unidades Curriculares, serão iniciadas as análises dos históricos dos “prováveis concluintes” levantados pelo sistema. (NÃO É NECESSÁRIO SOLICITAR A COLAÇÃO DE GRAU).
A lista Final dos Concluintes é divulgada ao término das análises, o que costuma ocorrer perto da data da colação de grau, devido a todos os trâmites entre o campus e a Pró-Reitoria de Graduação. Sabemos que alguns alunos ficam receosos em não terem cumprido todas as exigências de carga-horária e perderem o período de rematrícula para o semestre seguinte. Se esse for o seu caso, converse com a coordenação de curso para orientação.
As Colações de Grau são no formado Administrativo, a qual é realizada por meio eletrônico, de modo remoto, sem cerimonial e sem impressão de documentos. O procedimento consiste no ato de assinatura eletrônica da ata de colação de grau pelo concluinte mediante o acesso ao sistema SEI! da Unifesp, sendo realizado em data e horário predeterminados. Desse modo, não há necessidade de comparecimento ao Campus.
A assinatura de Ata é um procedimento rápido e fácil. Basta o concluinte acessar o SEI! no dia da Colação de Grau, a partir das 11h, e realizar a assinatura da Ata.
Orientamos, também, que verifique se possui pendências com a Biblioteca do campus (livros, depósito TCC no repositório, outros) e, em caso afirmativo, regularize sua situação. Site da Biblioteca: https://diadema.sites.unifesp.br/biblioteca/. É obrigatório o concluinte ter realizado o Depósito do TCC para colação de grau.
Sobre o Depósito do TCC no Repositório, recomendamos que vejam vídeo explicativo sobre: https://fb.watch/7jtq1Zrb-D/. Em caso de dúvidas, entrem em contato com a Biblioteca do campus:
Como a assinatura da Ata é feita via sistema SEI!, é imprescidível que o concluinte tenha acesso ao sistema como usuário externo, para saber como solicitar acesso e liberação de acesso, veja a o link: https://site.unifesp.br/sagdiadema/solicitacoes/solicitacao-de-acesso-ao-sei
COLAÇÃO DE GRAU - 1º SEMESTRE DE 2024
A Pró-Reitoria de Graduação divulgou as datas das Colações de Grau para todos os campi através do Despacho Informativo nº 2352661/2024/DIVISÃO DE REGISTRO ACADÊMICO. O Campus Diadema ficou assim:
26/11/2024 (terça-feira): Ciências - Vespertino, Ciências - Noturno, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química - Integral, Engenharia Química - Noturno, Farmácia - Integral, Farmácia - Noturno, Química - Integral e Química Industrial - Noturno (das 11h às 15h);
LISTA DOS PROVÁVEIS CONCLUINTES
Lista dos Prováveis Concluintes do 1º Semestre de 2024 - ACESSE AQUI
(Aguardar atualização)
LISTA FINAL DOS CONCLUINTES
Lista Final dos Concluintes do 1º Semestre de 2024 - ACESSE AQUI
(Aguardar atualização)
ASSINATURA DA ATA - COLAÇÃO DE GRAU
Vídeo explicando procedimento como se faz assinatura da ata: https://youtu.be/0Bb4CJws1p4
1. O formando deve "assinar eletronicamente" documento específico (ata de colação). A ata deve ser assinada somente no dia agendado para a colação de grau e dentro do período (conforme informações acima) estipulado.
Para assinar, o aluno deverá acessar o link abaixo com usuário e senha e selecionar o documento de assinatura. Depois, clicar no ícone em formato de caneta e digitar a mesma senha de acesso do sistema SEI:
https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0
2. Após o período estipulado para assinatura dos formandos, o responsável pela outorga de grau (Diretor Acadêmico) assinará a ata.
3. Certificados de colação de grau digitais serão emitidos para todos os formandos que assinaram a ata e enviados eletronicamente pela Secretaria de Graduação do campus Diadema, via e-mail, em até 3 dias úteis a contar da data da colação de grau.
Aguarde! A validade do Certificado pode ser verificada por meio de certificação eletrônica.
4. Os formandos que não atenderem à convocação de assinatura da ata serão considerados ausentes da colação e deverão solicitar colação de grau junto à Secretaria de Graduação e aguardar a disponibilização de nova data.
LEVANTAMENTO DE INTENÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU - Formulário 1
Pedimos a TODOS os estudantes, que estejam cursando suas últimas UCs neste semestre, que preencham o formulário 1, no link abaixo. Esse formulário NÃO caracteriza um pedido de colação de grau, pois, como citado acima, a situação de “concluinte” é alterada assim que verificado o cumprimento de todas as exigências do curso, mas, servirá de base para consultas que possam auxiliar no processo.
Link: FORMULÁRIO 1
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (QUÍMICA & QUÍMICA INDUSTRIAL - INGRESSANTES ATÉ 2014) - Formulário 2
Alunos dos cursos de Química e Química Industrial que ingressaram até o ano 2014 e preencheram o formulário 1:
Se você não cursou a UC Atividades Complementares, pois irá cumpri-la a partir de UCs eletivas (conforme matriz de transição do seu curso), você deve preencher também o formulário 2 (abaixo) indicando quais UCs eletivas cursadas contabilizarão as 144h para a UC de Atividades Complementares.
Lembramos que, além das 144h em UCs eletivas para cumprir a UC de Atividades Complementares, você deve cumprir mais 432h de UCs eletivas se for do curso de Química e 108h se for de Química Industrial, de acordo com o Projeto Pedagógico dos cursos.
O formulário 2 deve ser preenchido, assinado pelo estudante e enviado para:
Não é necessário enviar o formulário para a coordenação de curso assinar. Nós faremos o envio posteriormente para que seja realizada a conferência e assinatura.
Link: FORMULÁRIO 2
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
A Colação de Grau é um ato administrativo através do qual o estudante conclui seu curso de graduação por meio da assinatura da ata. Após esse ato, é emitido o Certificado de Conclusão de Curso pela ProGrad. Eles são enviados aos e-mails dos formados no prazo de até 3 dias úteis, a contar da colação, a sua validade pode ser verificada por meio de código de certificação eletrônica.
Antes da Colação de Grau, não são emitidos pela Secretaria de Graduação Certificados ou Declarações de Conclusão de Curso. Ao estudante que estiver na lista publicada de “prováveis concluintes”, aguardando a conferência de sua situação acadêmica e o dia da colação de grau, é possível solicitar à Secretaria de Graduação um “Atestado de Provável Concluinte”.
Neste caso, solicite através do e-mail
Havendo necessidades não contempladas, converse com o seu Coordenador de Curso.
Caso, de fato, o concluinte precise do Certificado de Conclusão de Curso, existe a possibilidade de haver a antecipação da Colação de Grau, nos termos da Instrução Normativa 04/2021. Pode ser solicitada a partir da data de encerramento do semestre letivo (14/09/2024, neste 1º semestre letivo de 2024). A solicitação é feita via processo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações), confira as orientações detalhadas no link: Colação de Grau Antecipada.
DIPLOMA
Após a Colação de Grau, é iniciado o procedimento de emissão do Diploma digital. Não é preciso realizar solicitação de diploma, o processo de emissão é automático pós-Colação de Grau.
Atenção: alunos que colaram grau antes do dia 25/04/2019, precisam realizar a solicitação de diploma. Para orientações sobre como solicitar a 1ª via do diploma, acessar aqui.
Para assuntos como: prazo, solicitação de urgência, revalidação de diploma, 2ª via, entre outros assuntos correlatos, acesse a página do Setor de Registro de Diplomas.
Acompanhem a página de Diploma da Secretaria para mais orientações: https://site.unifesp.br/sagdiadema/ensino/diploma
COLAÇÃO DE GRAU ANTECIPADA
De acordo com os Art. 2º e 4º da Instrução Normativa nº 4/2021, a colação de grau antecipada poderá ser solicitada se o/a estudante, que tendo concluído a matriz curricular e os demais critérios exigidos para a integralização do curso, conforme Portaria Prograd nº 3.185/2020, Art. 1º e 5º, necessitar da outorga de grau em data anterior à agendada para a colação de grau ordinária, exclusivamente por um dos motivos expostos a seguir:
- Aprovação em processo seletivo de programa de pós-graduação stricto sensu, no Brasil ou no exterior, e ser comprovada da seguinte maneira:
- Cópia da relação de aprovados/as na seleção do Programa de Pós-Graduação (PPG) constando o name do/a estudante juntamente com o edital com cronograma com as datas para matricula;
- Declaração de aprovação do PPG constando a data limite para a realizaçãao da matricula;
- Declaraçãao de aprovação do PPG juntamente com o edital com cronograma onde constem as datas para matrícula;
- Posse em cargo ou emprego público a ser comprovada com a publicação no Diário Oficial da respectiva nomeação, ou convocação da instituição para etapas classificatórias subsequentes;
- Contratação e/ou promoção para cargo de nivel superior em emprego privado, no Brasil ou no exterior, desde que haja exigência formal de certificado de conclusão ou registro no conselho de classe para a contratação/promoção. lncluir documento do/a empregador/a atestando a contratação e/ou promoção com a necessidade expressa do certificado de conclusão ou registro no conselho de classe bem como a data prevista para a admissão/promoção;
- Transferência de ofício de servidor/a publico/a civil ou militar. lncluir publicação de remoção ou transferência (Boletim lnterno ou Diário Oficial da Uniao), ou declaraçãao do órgão competente ou ato de remoção ou de transferência ex officio;
- Estudante PEC-G;
- Moléstia grave com iminente risco de morte, comprovado com laudo médico.
Não serão aceitos pedidos de antecipação da colação de grau antes do encerramento do semestre letivo em que o/a concluinte estiver matriculado/a, conforme Calendario Acadêmico publicado e conforme Art. 5º, paragrafo único, da Portaria Prograd nº 3185/2020.
Atenção: De acordo com a IN, artigo 9, no parágrafo único, "o/a estudante deverá realizar sua solicitação de antecipação de colação de grau com, no mínimo, 11 dias úteis de antecedência da data desejada para a colação de grau", respeitando a data de encerramento do semestre. Antes de fazer seu pedido de Colação Antecipada, se cetifique que está feito o depósito do TCC. O depósito do TCC é OBRIGATÓRIO, sem ele, o pedido de colação será indeferido.
A solicitação de colação de grau antecipada deverá ser feita pelo/a estudante via peticionamento eletrônico do SEI e será encaminhada a/ao Secretaria Acadêmica de Graduação do campus Diadema.
1. Solicite a liberação do acesso ao SEI conforme as instruções disponíveis nesta página
2. Peticione o processo conforme as instruções disponíveis nesta página selecionando a opção Antecipação da Colação de Grau e anexando os documentos comprobatórios mencionados acima.
Leia a Instrução Normativa nº 4/2021 na íntegra para ciência dos prazos e requisitos.