Período letivo: 1º semestre de 2024 - válido para o 2º semestre de 2024.

04/03 a 12/04 - Aproveitamento de Estudo - conforme tratam os artigos 121 a 126 do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação.

04/03 a 12/04 EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS - nos termos da Resolução do Conselho de Graduação nº 01 de 20/04/2016 - Período para estudante requerer (válido para o 2º semestre/24).

(Pedidos feitos fora do prazo serão desconsiderados)


    

O Aproveitamento de Estudos é o ato de reconhecimento de equivalência entre disciplinas cumpridas em outra instituição de ensino superior com uma (ou mais) disciplinas (UCs) de um curso específico da UNIFESP, conforme tratam os artigos 121 a 126 do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação (confira).
 

Segue o procedimento para abertura do processo acadêmico pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI!). 

Caso tenha dúvidas se o seu caso deve ser encaminhado como pedido de "Aproveitamento de Estudos", entre em contato com a Apoio Pedagógico (via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), informe NOME COMPLETO, RA e CURSO  ou com a coordenação de curso (Coordenadores de Curso) para esclarecimentos antes de abrir o processo. Caso já esteja orientado e queira dar encaminhamento ao seu pedido, siga as instruções abaixo:

 

  1. Realizar seu cadastro como usuário externo do SEI! (https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/categoria-sei/261-usuario-externo). Dê preferência para o uso do e-mail institucional (@unifesp.br)

    • Atenção: estudantes de Graduação do Campus Diadema - UNIFESP não precisam encaminhar documentos comprobatórios para a liberação do cadastro, basta fazer o cadastro no link acima e posteriormente preencher o formulário abaixo;

    • Caso o estudante já tenha realizado cadastro anteriormente, não é necessário novo cadastro.
       

  2. Preencher o formulário ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqlMugOgIwS9_xcB7skGN5VCY9SZN5joV722-LFX-ffGRNDg/viewform ) para solicitação de liberação do cadastro externo

    • Após o cadastro no site do SEI, você receberá mensagem pedindo para entrar em contato com o setor responsável para obter a autorização de acesso, contudo basta o preenchimento do formulário Google , não peçam pelo e-mail, é pelo formulário;

    • Caso o estudante já tenha realizado cadastro e o mesmo já tenha sido liberado anteriormente, não é necessário preencher novamente o formulário.
       

  3. Aguardar recebimento do e-mail informando (prazo até 72h) que o cadastro como usuário externo no SEI! foi liberado;

  4. dentro do SEI!, siga os seguintes passos:

 Se preferir, você pode ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=liKgHwqDavw com orientação de passo a passo de como realizar o peticionamento.

1) Clicar no menu Peticionamento > Processo Novo;

2) Ler as orientações e selecionar o tipo de processo APROVEITAMENTO DE ESTUDOS - GRADUAÇÃO -DIADEMA;

3) Na tela seguinte, preencher as informações;

4) No campo "especificação", colocar: " NOME - CURSO";

5) Preencha o documento SA01 Requerimento de Aproveitamento de Estudos, siga o modelo da coluna abaixo, salve o arquivo;


Disciplina de Origem*

Disciplina Correspondente na UNIFESP

Cód

Nome da Disciplina

CH

Cód

Nome da Unidade Curricular

CH

5621

Matemática Aplicada

74h

9999

Cálculo I    

72h

5622

Introdução aos Métodos Científicos

60h

9998

Metodologia Científica    

36h

7441 Geologia Geral     60h 9996     Geologia     72h
6668 Introdução à Física I 55h 9997 Física I 72h
6669 Introdução à Física II 55h 9997 Física I      72h

* A disciplina de origem deve ter, pelo menos 75%, da carga horária da disciplina da UNIFESP. Faça um pedido só com todas as disciplinas a serem aproveitadas. 

 6) no campo “Tipo de Documento” é obrigatório anexar: a) Histórico Escolar e b) Planos de Ensino;

7) Após clicar em peticionar e entrar com sua senha, o processo será encaminhado diretamente ao Apoio Pedagógico, que direcionará à Coordenação de Curso para análise;

8) O protocolo de abertura do processo será encaminhado no e-mail cadastrado como Usuário Externo do SEI;
 

9) A tramitação feita pela Apoio Pedagógico do campus poderá ser acompanhada por meio do acesso ao processo e também por meio do protocolo recebido.

 

Ao preencher o Requerimento, o discente deverá relacionar devidamente as disciplinas com suas respectivas cargas-horárias e códigos. A saber, os códigos das disciplinas (UCs) da UNIFESP os discentes podem encontrá-las nas matrizes curriculares (click aqui) Os nomes das disciplinas deverão ser grafados por inteiro.

 
   IMPORTANTE:

     As vias originais dos documentos comprobatórios encaminhados digitalmente com a finalidade de análise de aproveitamento de estudos devem ser guardadas pelo estudante até o final do curso. O curso poderá solicitar vista dos originais emitidos pela instituição de ensino a qualquer tempo.
 
     O prazo para que os estudantes protocolem o requerimento de AE é estabelecido no Calendário da Prograd  em cada semestre letivo. A prerrogativa é de que a resposta ao processo e o registro do resultado em sistema estejam concluídos para o início do semestre seguinte ao da solicitação.
 
 Aos estudantes que estiverem matriculados nas unidades curriculares para as quais solicitou AE, orientamos que permaneçam cursando as ucs até que obtenham o resultado de seu pedido.
 

 

Planos de Ensino das displinas (UCs): http://www.unifesp.br/reitoria/prograd/pro-reitoria-de-graduacao/cursos/conteudo-programatico-das-uc-s
 
Projetos Pedagógicos dos Cursos: http://www.unifesp.br/reitoria/prograd/pro-reitoria-de-graduacao/cursos/projetos-pedagogicos
 
Matriz Curricular dos Cursos: http://www.unifesp.br/reitoria/prograd/pro-reitoria-de-graduacao/cursos/matriz-curricular

Plano de Estudoshttps://sagdiadema.sites.unifesp.br/index.php/comunicados-informes/612-plano-de-estudos