O Regime de Exercício Domiciliar é indicado ao estudante de graduação da UNIFESP, conforme tratam os artigos 81 a 84  do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação, bem como no Decreto-lei nº 1.044 de 21/10/1969 e da Lei nº 6.202 de 17/04/1975.

 "Art. 81. O estudante que, por motivo de doença ou licença maternidade, devidamente atestados, ficar afastado das atividades curriculares por período superior a 15 (quinze) dias letivos, poderá, de acordo com a legislação vigente, requerer a compensação das faltas por meio de exercícios domiciliares."

O estudante que se enquadrar nas situações previstas nas legislações vigentes deverá solicitar o Regime de Exercícios Domiciliares em até 5 (cinco) dias úteis a contar do início do afastamento.

 O requerimento do Regime de Exercício Domiciliar deverá ser realizado através de abertura de processo acadêmico no Sistema Eletrônico de Informações no link SEI!.

Se você tem dúvidas se o seu caso deve ser encaminhado como pedido de "regime de exercícios domiciliares", entre em contato com o Apoio Pedagógico (via http://atendimento.unifesp.br/)  para esclarecimentos. Caso já esteja orientado e queira dar encaminhamento ao seu pedido, siga as instruções abaixo:


Instruções:

1º) Solicitar acesso como usuário externo ao sistema eletrônico de processos (SEI). Siga os passos do link abaixo (Realizar o cadastro no site SEI + Preencher o Formulário Google solicitando liberação de acesso). Aguarde o e-mail de confirmação da liberação do acesso: 
https://sites.unifesp.br/index.php/solicitacoes/solicitacao-de-acesso-ao-sei

2º) Com o acesso liberado, enrtar no site: https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0

 Se preferir, você pode ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=liKgHwqDavw com orientação de de passo a passo de como realizar o peticionamento.

Clique em:

  • Peticionamento: Processo Novo

  • Tipo do Processo: GRADUAÇÃO:: ABERTURA DE PROCESSO ACADÊMICO

 

Abrirá 1ª tela para preenchimento:

Especificação: Seu Nome – Seu Curso - Regime Domiciliar

Cidade: Diadema

Documento Principal SA02 – clique para editar o conteúdo***

Documentos Complementares – anexar nesta primeira tela os documentos que comprovem suas justificativas para o pedido (se houver)

 

***Abrirá 2ª tela para preenchimento do Documento Principal SA02:

- Preencher cabeçalho com seus dados completos

- Na tabela “Venho Requerer”, assinale com X a opção de Exercícios Domiciliares:

VENHO REQUERER

                     

Antecipação da Colação de Grau (Instrução Normativa Secretaria Acadêmica Geral n.º 4 de 2021)

         X

Exercícios Domiciliares (Art. 81 do Regimento Interno da Graduação)

 

Extensão de Prazo para Integralização (Art. 120 do Regimento Interno da Graduação)

 

Justificativa de Falta  (Art. 79 do Regimento Interno da Graduação)

 

Rematrícula Fora de Prazo  (Resolução nº 124 do CONSU, de 12 de maio de 2016)

 

Reversão de Cancelamento de Matrícula (Art. 113 e 114 do Regimento Interno da Graduação)

 

Revisão de Nota  (Art. 94 a 96 do Regimento Interno da Graduação)

 

Trancamento Especial  (Art. 118 do Regimento Interno da Graduação)

 

Trancamento Regular de Matrícula* (Art. 115 a 117 do Regimento Interno da Graduação)

*Apenas para solicitações  dentro do prazo do calendário que, justificadamente, não conseguiram realizar o 
trancamento pelo sistema de rematrícula online.
Obrigatório justificar

no campo abaixo.

 

Recurso de Processo em Andamento – Processo nº (preencher com o número do processo a que se refere o recurso)

 

Outros (especifique aqui):

 - No campo Justificativa:

JUSTIFICATIVA  (deverão ser apresentados justificativas e/ou argumentos para fundamentar a solicitação)

Diante do atestado médico apresentado (em anexo), venho requerer a compensação das faltas por meio de exercícios domiciliares das UCs relacionadas a seguir (listar todas as Ucs em que se está matriculado): 

(exemplo)
6205 - FUNDAMENTOS DE ÁLGEBRA LINEAR  - Profa. Maria Célia Leme da Silva
4072 - FUNDAMENTOS DE QUÍMICA QUÂNTICA - Prof. Fabricio Ronil Sensato
4037 - QUÍMICA DO ESTADO SÓLIDO - Prof. Marcos Augusto Bizeto
2968 - GEOQUÍMICA - Prof. Diego Barcellos
4649 - LABORATÓRIO DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS - Prof. Igor Tadeu Lazzarotto Bresolin
4647 - PROCESSOS INDUSTRIAIS I - Prof. Viktor Oswaldo Cardenas Concha

 Anexe documentos na tela anterior (Quadro Documentos Complementares), informe o que anexou no quadro abaixo:

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS/COMPLEMENTARES ANEXOS PARA SUBSIDIAR A ANÁLISE DO REQUERIMENTO

Exemplo:

- Atestado Médico

- Comprovantes

(Não anexe documentos neste espaço, somente os descreva. O anexo é feito na tela anterior)

 

- Preencha os dados para contato

- Clique em “Salvar” e feche esta tela no “X”

- Voltará para a tela anterior

- Certifique-se de que anexou documentos complementares

- Por fim, clique em “Peticionar” no final da tela

- Após clicar em peticionar e entrar com sua senha, o processo será encaminhado à Secretaria Acadêmica de Graduação, que o tramitará para a instância responsável

- O estudante receberá, no e-mail cadastrado como Usuário Externo do SEI, o protocolo de abertura do processo

- A tramitação poderá ser acompanhada por meio do acesso ao processo e também por meio do protocolo recebido

- O resultado da análise será informado por e-mail


Importante: 

Anexar o atestado e/ou relatório médico, o qual deverá explicitar:  

  • a data de início e término do afastamento; 
  • o código da Classificação  Internacional de Doenças (CID); 
  • carimbo e a assinatura do médico. 

 

Após clicar em "peticionar" e entrar com sua senha, o processo será enviado ao Apoio Pedagógico do campus Diadema, que direcionará à Coordenação de Curso para encaminhamentos;

O protocolo de abertura do processo será encaminhado ao e-mail cadastrado como Usuário Externo SEI;

 A tramitação de sua solicitação poderá ser acompanhada por meio de acesso ao processo e também por meio do protocolo recebido.


DEMAIS ORIENTAÇÕES 

A) Caso o afastamento médico seja prolongado, será necessário formalizar um novo requerimento para o regime de exercícios domiciliares dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar do início do novo afastamento, sendo necessário entrar em contato via http://atendimento.unifesp.br/ para orientação.

 

B) O  regime de exercícios domiciliares será indeferido quando as faltas do requerente já tiverem ultrapassado os 25% de ausências previstas pela Lei 9394/96 e art.78 do Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação.

 

C) Nos casos em que o afastamento implique em comprometimento da formação profissional do estudante, será facultado ao requerente o trancamento especial de matrícula (Art. 118 do Regimento Interno da Graduação), sem perder o direito ao trancamento regular de matrícula (Art. 115 a 117 do Regimento Interno da Graduação).

 

D) Demais afastamentos ou licenças médicas por período inferior a 15 dias letivos,  acesse o link Justificava de Faltas.

Havendo dúvidas se o seu caso se enquadra no "Regime de Exercícios Domiciliares", entre em contato com o Apoio Pedagógico via http://atendimento.unifesp.br/