Orientações para solicitação da redução da carga horária de Unidade Curricular de Estágio Supervisionado Obrigatório.

A redução da carga horária de estágio está prevista no regulamento dos estágios obrigatórios (ver página do curso).

Para realizar o procedimento, você deve estar matriculado na unidade curricular de estágio (Estágios I, II, III ou IV), na qual pedirá redução de carga horária.

A necessidade de estar matriculado, decorre do procedimento da comissão de estágios, de deferir ou indeferir o requerimento a partir da comparação, do plano de ensino previsto na unidade curricular de estágio supervisionado, com as atividades que você exerce na escola (local de trabalho).

"A redução, quando concedida, será de até 100% da carga horária na escola (encontros com profissionais habilitados da educação básica), para o caso de licenciandos que já atuam, comprovadamente, como professor ou profissional da educação, objeto do estágio previsto no plano de ensino. O estudante que tiver o pedido de redução de carga horária deferido, deverá participar dos encontros de orientação com a finalidade de elaborar seu relatório individual de estágio."

No primeiro encontro com o orientador (coordenador) da unidade curricular de estágio supervisionado, informe-o sobre sua intenção de solicitar a redução da carga horária da UC.

Acesse o REQUERIMENTO DE REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS-LICENCIATURA e preencha-o.

Envie o formulário preenchido e assinado para o endereço eletrônico da Comissão de Estágios Supervisionados.

Critérios utilizados pela comissão de estágios para deferimento ou indeferimento da redução de carga horária nas Unidades Curriculares do Estágio Supervisionado Obrigatório:

1) as atividades exercidas no atual local de trabalho do(a) requisitante atende os objetivos propostos no plano de ensino da unidade curricular de estágio?

2) as finalidades e as características institucionais do atual local de trabalho do(a) requisitante é equivalente ao ofertado do núcleo de estágio?

3) a área, o nível e a modalidade de ensino na qual trabalha o(a) requisitante é a mesma oferecida no núcleo de estágio supervisionado?