Prezados(as) discentes,
Seguem abaixo informações referentes à revalidação dos bilhetes escolares da EMTU e SPTrans para o ano de 2023.
EMTU
O TOP é o novo cartão a ser aceito nos ônibus da EMTU na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Ele faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento dos transportes metropolitanos.
ATENÇÃO: O novo cartão substituirá o cartão BOM, que deixará de ser aceito em 2022.
O TOP Escolar não será um cartão exclusivo. Em um mesmo cartão ele poderá ter as funções escolar, comum, vale-transporte, sênior e empresarial.
Há 02 (dois) tipos de cartão TOP
- TOP Puro Transporte: utilizado apenas para pagamento de tarifa (Meia Tarifa) ou liberação da catraca (Passe Livre).
- TOP MasterCard: além das funções de pagamento de tarifa, pode ser utilizado para compras a crédito ou débito. A ADESÃO É OPCIONAL. Poderá estar vinculado a uma conta digital que permite pagamentos, transferências, recebimento de salários e outros serviços. A função crédito, se ativada, possui anuidade e taxas e tarifas específicas, cujos valores estão disponíveis no site: https://strapi-prd.autopasscorp.com/uploads/tarifas_cartao_top_mastercard_152a9e41cc.pdf.
COMO SOLICITAR O NOVO CARTÃO
Os estudantes que já haviam preenchido o formulário da Unifesp para encaminhamento dos dados à EMTU não precisam preencher o formulário novamente, os dados encaminhados pela Unifesp seguem cadastrados na EMTU.
O estudante/professor poderá solicitar o seu cartão TOP em um dos canais abaixo:
- Aplicativo TOP: disponível nas lojas de aplicativos do smartphone.
- WhatsApp do TOP: (11) 3888-2200.
- Lojas Pernambucanas, para obter o TOP Puro Transporte ou TOP MasterCard, veja os endereços disponíveis em https://ribo286.gendo.app/v2/#/. Ou para o Cartão TOP MasterCard nos endereços informados pelo site: https://www.boradetop.com.br/#/cartao-de-transporte.
A ativação da função Escolar no cartão TOP ocorrerá apenas depois da concessão do benefício do Passe Escolar pela EMTU. Porém, antes disso, o cartão TOP poderá ser usado nas demais funções (comum, vale-transporte, sênior e empresarial).
A PARTIR DE 2022, A EMTU NÃO ENVIARÁ OS CARTÕES IMPRESSOS PARA A ESCOLA. O estudante/professor poderá solicitar seu cartão TOP pelo aplicativo do próprio cartão ou pelo site https://boradetop.com.br; se já possuir o cartão, não é necessário solicitá-lo novamente. A função Escolar será ativada no cartão TOP após a liberação do benefício do Passe Escolar pela EMTU
A recarga do cartão pode ser feita em https://www.emtu.sp.gov.br/passe/ondecomprar.htm.
É fortemente recomendado aos alunos que leiam o REGULAMENTO 2023 PARA ESTUDANTES E PROFESSORES divulgado pela EMTU, pois neste documento constam instruções detalhadas a respeito do cartão TOP (elegibilidade, critérios de renda para obtenção de passe-livre, documentação necessária, entre outras instruções)
Ressaltamos que, de acordo com o calendário estipulado pela EMTU, em janeiro "Não há cota para compra de créditos para o Meia Tarifa (Art. 4º da Resolução STM 10 de 22/01/2003) nem utilização do Passe Livre (Art. 2º do Decreto 61.134 de 25/02/2015 e Art. 5º da Resolução STM 6 de 26/02/2015). No Meia Tarifa, pode haver utilização do cartão, se houver saldo de créditos.". Tais cotas serão liberadas a partir do dia 1º de fevereiro.
Ainda de acordo com tal calendário, no dia 09 de janeiro às 8h, ocorrerá a "Liberação para estudantes e professores preencherem os formulários de solicitação do benefício do Passe Escolar no site da EMTU." (o formulário ao qual o calendário se refere é o disponibilizado pela própria EMTU no link https://www.emtu.sp.gov.br/passe/index.htm?regiao=256, e não o formulário disponibilizado pela Unifesp para encaminhamento dos dados dos estudantes à EMTU).
CENTRAL DE ATENDIMENTO TOP
SAC: 0800 77 11 800, de 2ª a 6ª-feira das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 14h.
Ouvidoria: 0800 70 29 248, de 2ª a 6ª-feira das 10h às 16h (exceto feriados)
SPTrans
Para revalidar o Bilhete Único de Estudante, os alunos devem seguir as instruções disponíveis em nossa página bilhetes escolares (”CASO III. Preciso revalidar o meu Bilhete Único ou caso a SPTrans esteja dizendo que a universidade não enviou meus dados de matrícula.”)